Casa quente? Confira 5 dicas para amenizar o calor sem gastar muita energia
Além do uso de ventilador e ar condicionado, outras práticas são recomendas para aliviar a quentura e economizar energia
Com as altas temperaturas, é costume utilizar ventilador e ar condicionado para amenizar o calor em casa. Entretanto, a prática pode afetar no consumo de energia e deixar a conta mais cara no calor. A partir do próximo domingo (18), uma forte onda de calor se instalará no Brasil com duração prevista até a quinta-feira (22). Segundo a MetSul Meteorologia, o Pará está entre os estados que devem registrar as temperaturas mais altas, com previsão de termômetros marcando até 42°C em alguns pontos. Veja dicas para enfrentar a quentura.
VEJA MAIS
1) Faça sombras
A entrada de luz solar no ambiente pode elevar a sensação térmica. Assim, ao criar sombras com cortinas e persianas, a casa pode ficar com um clima mais ameno. A prática pode ser adotada, principalmente, em horários de maior calor, como ao meio-dia e final da tarde.
2) Coloque gelo na frente do ventilador
Para garantir um frescor no lar, também é possível criar um ar condicionado caseiro com ventilador e gelo. Na montagem, é necessário encher garrafas plásticas com água e congelá-las. Quando estiverem prontas, basta colocar em frente ao ventilador com uma toalha ou bacia embaixo, para não molhar o chão.
3) Tenha plantas
Plantas são boas aliadas no combate ao calor. É indicado procurar por aquelas que liberam umidade e refrescam o ambiente, como Samambaia, Jiboia, Espada de São-Jorge e Antúrio.
4) Distribua toalhas úmidas
Ao distribuir toalhas úmidas pela casa, o ambiente se torna mais agradável. Também é indicado colocar bacias e potes com água e gelo.
5) Troque as lâmpadas
Se a casa possui lâmpadas incandescentes, esse pode ser um dos fatores que pioram a quentura. As lâmpadas de LED consomem menos energia e liberam menos calor.
Cuidados com a saúde
Manter a hidratação é essencial para equilíbrio do bem-estar. O calor pode provocar problemas de saúde, desencadeados de desidratação e outros fatores em humanos e animais. Por isso, algumas ações recomendadas:
- Beber muita água
- Comer frutas, como melão, melancia, abacaxi e laranja
- Usar roupas leves e frescas
- Usar proteção quando se expor ao sol, como chapéu, óculos escuros e protetor solar facial e corporal
(*Lívia Ximenes, estagiária sob supervisão de Vanessa Pinheiro, editora de OLiberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA