Youtuber gera polêmica após debochar do açaí paraense com camarão: ‘Quem come isso?’
O digital influencer disse ter ficado curioso para experimentar o sorvete da fruta com acompanhamento salgado
Uma das iguarias mais conhecidas da culinária paraense, o açaí virou polêmica no último sábado (10), nas redes sociais do youtuber mineiro Lucas Rangel. O digital influencer não sabia que a polpa da fruta, servida nas regiões sulistas do país com acompanhamentos doces, poderia ser degustada de uma forma ‘salgada’ no Norte.
“Deus, o que é isso?”, questionou Lucas Rangel, compartilhando logo em seguida uma foto de uma tigela com a fruta roxa acompanhada de camarões e farinha de mandioca. A forma apresentada na imagem é comumente consumida pela maioria dos moradores de Belém e arredores, e faz sucesso no Mercado do Ver-o-Peso.
algm come açaí com camarão msm?
— rangel (@LucasRanngel) April 10, 2021
Logo em seguida, o mineiro perguntou se ‘alguém comia o açaí daquela forma mesmo’. Vários internautas nortistas surgiram para explicar ao youtuber como a fruta era consumida no Pará e em algumas regiões do Norte e Nordeste, podendo ser acompanhada com peixe frito, carne de sol e até com caranguejo.
“No Norte o açaí é batido na hora. Diretamente da fruta. No resto do país só chega a chula. Açaí com água, açaí com xarope de guaraná. Resumindo, açaí só presta no Norte mesmo”, disse uma seguidora.
“Na verdade, foi assim que começou, no Pará (dono de 95% da produção de açaí do Brasil). Eles comem a polpa pura, que não é doce, junto com alguma proteína. O que a gente come no resto do Brasil é um creme e\ou sorte de açaí”, complementou outra internauta.
“Eu amo um peixe salgado frito, farinha com açaí bem geladinho. Ninguém acima deles”, afirmou um seguidor paraense do youtuber.
Acostumado a consumir o sorvete de açaí com acompanhamentos doces, como leite em pó, doce de leite e até com guaraná, o mineiro declarou ter ficado ‘bastante curioso para saber se é bom”.
GENTE AGR TO CURIOSO SE É BOM
— rangel (@LucasRanngel) April 10, 2021
Confira a repercussão na web:
No norte o açaí é batido na hora. Diretamente da fruta. No resto do país só chega a chula. Açaí com água, açaí com xarope de guaraná. Resumindo açaí que preste só no norte mesmo.
— Juliette Freire🌵❤ (@petalaap) April 10, 2021
na verdade foi assim que começou, no Pará (dono de 95% da produção de açaí do Brasil) Eles comem a polpa pura, que não é doce, junto com alguma proteína. O que a gente come no resto do Brasil, é um creme e/ou sorteve de açaí.
— Amanda Oliveira (@aamandaoliver) April 10, 2021
Se informa mais que você vai vê que é parte da alimentação da maioria das pessoas que moram no norte, é como se fosse o cuscuz no nordeste. 🙄 E não serve só de sobremesa, é na maioria das vezes a refeição principal de algumas famílias e detalhe, se come com proteína e farinha.
— Ojupaes (@ojupaes) April 10, 2021
Sim, é típico do Pará. Amo açaí de todo jeito. Inicialmente foi a única fonte de alimentação indígena, acompanhado por carnes e pescados + farinha de mandioca. Com o passar do tempo se popularizou sendo uma das principais marcas do Estado. Dá um Google em "A lenda do açaí"
— Luliette Jackson Mars Kawinski 🌵⭐🌎 (@LuKavinski) April 10, 2021
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA