Via-Sacra: cerimônia religiosa toma conta das ruas de Santarém nesta sexta (11)
Caminhada religiosa reúne comunidade católica para refletir sobre a Paixão de Cristo

Os fiéis de Santarém se preparam para participar da cerimônia Via-Sacra, que será realizada nesta sexta-feira (11). Considerada uma das cerimônias religiosas mais tradicionais do catolicismo, a via-sacra faz uma alusão à caminhada de Jesus até o Calvário, local onde ele foi crucificado.
Organizado pela Pastoral Urbana e pelo Secretariado de Campanhas da Igreja Particular de Santarém, o evento cristão começa às 18h, com concentração e saída em frente à Ufopa – Unidade Tapajós. O trajeto segue pela Rua Esperança, esquina com a Av. Borges Leal, e continua por diversas avenidas que compõem as 15 estações da Via-Sacra.
VEJA MAIS:
A cerimônia deve reunir grande parte da comunidade católica de Santarém, incluindo comunidades que fazem parte das paróquias e áreas pastorais do município. Equipes e grupos de serviço da Arquidiocese também devem marcar presença no evento.
De acordo com Padre Arilson Lima, coordenador da Pastoral Urbana, a Via-Sacra é um momento muito importante de reflexão para todos que acreditam no sacrifício de Jesus Cristo.
“A via-sacra é oração e meditação sobre a paixão de Jesus, mas também é um convite a um caminho de conversão para cada pessoa e para a humanidade”, explicou o sacerdote.
Arilson ressalta que toda a comunidade é bem-vinda a participar da cerimônia:
“Venha, traga a sua comunidade, sua pastoral, seu movimento, mobilize a sua família e vamos participar. [...] Venha conosco e manifeste também a sua fé, o seu compromisso com a transformação do mundo”.
Missa do Crisma
Na quinta-feira (10), a Arquidiocese de Santarém realizou a tradicional Missa do Crisma (também conhecida como Missa dos Santos Óleos), na Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Fátima. O evento foi presidido pelo Arcebispo Metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman.
A missa aconteceu logo após a Caminhada Peregrina do Clero Arquidiocesano, que saiu da Igreja São Raimundo Nonato, no bairro Aldeia, às 18h, com destino à Igreja de Fátima. A celebração contou com a presença de padres, diáconos, seminaristas e diversos membros religiosos e religiosas da Igreja Católica. Esta caminhada faz parte das celebrações do Jubileu da Esperança, proclamado pelo Papa Francisco.
Sobre a Via-Sacra
A Via-Sacra, também conhecida como Via Crucis, consiste em um momento de reflexão dos fiéis sobre o momento em que, segundo a Bíblia, Jesus caminhou até sua crucificação e, posteriormente, foi ressuscitado. A cerimônia é baseada em 15 estações, que exibem encenações da Paixão de Cristo aos religiosos presentes.
O evento acontece tradicionalmente durante a Quaresma, que antecede a Páscoa, e é considerado um dos mais importantes momentos de imersão espiritual sobre a Paixão e morte de Jesus Cristo.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA