Último Arrastão do Pavulagem de 2024 leva milhares de famílias e brincantes às ruas de Belém

Com a derrubada dos mastros, paraenses aproveitaram o último cortejo deste ano

Emilly Melo
fonte

Com cores, tradições folclóricas e ritmos vibrantes, milhares de paraenses aproveitaram o quarto e último Arrastão do Pavulagem, neste domingo (7), em Belém. A festa, que reúne celebrações juninas à cultura popular do Estado, contou com diversas atrações musicais.

Os brincantes se reuniram em frente ao Theatro da Paz, por volta das 9h, para iniciar o cortejo com a Roda Cantada. Em seguida, desceram a Avenida Presidente Vargas até a Praça Waldemar Henrique, onde aconteceu o encerramento da temporada junina, marcado pela tradicional derrubada dos mastros.

Na tradição, os dois mastros, erguidos no dia 13 de junho, tiveram as bandeiras retiradas por um homem e uma mulher. Na cerimônia, cada um subiu em um mastro e retirou a bandeira do topo. O ato foi prestigiado por aplausos e gritos de entusiasmo do público presente.

Nesta 37º edição da festa, o tema foi "Arraial do Saber", criada e produzida pelo Instituto Arraial do Pavulagem, com patrocínio da Equatorial Energia, realização da Prefeitura de Belém através da FUMBEL, Lei Semear, Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), Secretaria de Cultura do Estado (SECULT) e Governo do Pará.

VEJA MAIS

image Exclusivo: Júnior Soares fala sobre o 4º Arrastão do Pavulagem e história do cortejo
Com mais de 1 mil pessoas integrando o batalhão da estrela, o último cortejo junino promete agitar o domingo em Belém

image Helder Barbalho participa do segundo Arrastão do Pavulagem
O governador se rendeu ao ritmo envolvente do arrastão e também entrou na brincadeira

image Edmilson Rodrigues se junta aos brincantes no segundo Arrastão do Pavulagem
O prefeito de Belém usou as redes sociais para falar sobre a importância da manifestação cultural

De acordo com o presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, Ronaldo Silva, a maior preocupação da organização é realizar um festejo inclusivo e para todas as idades.

“O Boi Pavulagem é um brinquedo encantador e cativante. Por isso que, quando chega essa época, é um momento de alegria para a nossa cidade, para o nosso povo paraense. Nosso sentimento de fazer parte já tem 37 anos de história. Aprendemos e aprimoramos ao longo do tempo, e isso se tornou nossa escola”, declara.

“Vejo com orgulho o quanto caminhamos e aprendemos. E acredito que o Pavulagem nunca morrerá. A dedicação dos novos integrantes é a mesma que sempre tivemos, e essa brincadeira é a nossa vida e nossa oportunidade de praticar o bem”, completa Silva.

Há mais de 10 anos, o motorista Pablo Henrique Santos, de 43 anos, acompanha o Arrastão. Ele conta que preserva essa tradição com a família e gosta de se reunir com todos os parentes na Praça da República para acompanhar a passagem do cortejo.“Antes de conhecer a minha esposa, eu já vinha, agora vem toda a família”.

Ao lado dos filhos pequenos, o motorista revela que sempre sai preparado para aproveitar a celebração. “Primeiramente, uma alimentação saudável, tomar café da manhã bem reforçado, passar principalmente o protetor solar, devido ao sol que está muito forte, e beber bastante água”, conta.

Apesar do fim desta temporada, vários brincantes, como a estudante Lívia Santos, de 20 anos, já estão na expectativa para o próximo ano. “Sempre quando chega o último (Arrastão) ficamos com aquela vontade de ‘quero mais’ e já ansiosos para o ano que vem”, ressalta.

Durante a conclusão de todos os Arrastões, os brincantes aproveitaram os shows de vários talentos regionais que se juntaram à banda Arraial do Pavulagem, como a Mestra DudAbelhas (com o grupo Arirambas, do quilombo Gibrié do São Lourenço em Barcarena/PA), Nazaré Pereira, Manoel Cordeiro, Grupo de Carimbó Sancari, Edú Filho e Eduardo Du Norte.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA