Três escolas de samba de Belém garantem o 1º grito de Carnaval de 2024 na capital

Rancho Não Posso Me Amofiná, do Jurunas, comemora 90 anos de história

Vito Gemaque
fonte

Três agremiações carnavalescas das Escolas de Samba Associadas (ESA) fizeram arrastões culturais nos bairros de Belém. No primeiro dia do ano, o Rancho Não Posso me Amofiná, o Piratas da Batucada e o Império de Samba Quem São Eles saíram às ruas para cantar os seus sambas, apresentar itens do Carnaval e alguns integrantes de destaque.

No bairro do Jurunas, o Rancho saiu do Portal da Amazônia por volta das 18h. O Quem São Eles se concentrou no Complexo Ver-O-Rio, na avenida Marechal Hermes, saindo às 17h30. Já o Piratas da Batucada saiu às 18h, da sede da escola na Travessa do Chaco, entre Antônio Everdosa e Rua Nova, no bairro da Pedreira.

O momento foi especial para o Rancho Não Posso Me Amofiná, do bairro do Jurunas, que completou 90 anos de história com o samba-enredo celebrando a agremiação. Além de completar nove décadas, o Rancho chega ao Carnaval 2024 fazendo história com a primeira porta-estandarte trans.

A jovem Camila de Castro, 20 anos, levará o segundo estandarte do Rancho. Como mulher trans, ela considera uma honra esse cargo. “É desafiador, porque o estandarte em Belém, geralmente é denominado por pessoas do gênero masculino e eu enquanto mulher trans periférica ocupar esse espaço que disseram que não era para o meu corpo é muito desafiador, gratificante e, sem dúvidas, é o melhor que eu posso entregar enquanto cria da comunidade”, destacou.

Camila estava muito esperançosa com o primeiro grito de Carnaval. “O sentimento hoje é de muita esperança. Hoje é o nosso primeiro grito de Carnaval. O Rancho vem mostrar que estamos unidos sim, estamos com forças sim, o sentimento é de renovação, de muita esperança, e vai ser um Carnaval excelente para a comunidade jurunense”, destacou.

O professor de matemática Daniel Silva brincava no Arrastão do Rancho. Apesar de morar na Pedreira, o folião tem parte da família no Jurunas. “O Carnaval é sensacional. É a época do ano que mais espero. Sei lá é muito legal estar aqui no Jurunas, a galera super eufórica”, destacou. “A minha escola é do meu bairro a Embaixada, mas com o Rancho eu me identifico”, falou. “Começar um ano com felicidade, com alegria e estar aqui com minha família, vivendo esse momento é algo surreal”, enfatizou.

O presidente Jackson Santarém contou o arrastão era especial por comemorar também os 90 anos de Rancho. “Nós vamos fazer um arrastão que é tradição. 90 anos de história. Sempre teve o arrastão do dia 1º e esse é comemorativo aos 90 anos da escola. É um grande mega evento e é o primeiro. Na chegada da Escola, vamos apresentar as fantasias que vamos levar para o Carnaval de 2024, apresentação do nosso interprete oficial Bruno Ribas, e muitas novidades que vamos apresentar na nossa quadra”, falou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA