Theatro da Paz realiza projeto inédito e abre primeira Academia Paraense de Ópera e Musical

Os profissionais serão formados em um lugar só para atuarem em óperas e musicais sem precisar sair do Estado

Amanda Martins
fonte

O berço da cultura paraense está com um projeto inédito. Trata-se da primeira Academia Paraense de Ópera e Musical do Theatro da Paz, localizado em Belém. Até então, não existia no Pará um conservatório que formasse artistas para o teatro musical. Agora, em um só lugar, estes profissionais terão duas modalidades de curso de canto, onde serão capacitados e qualificados para atuarem em óperas e musicais sem precisarem ir para fora do Estado em busca de aprendizado. As aulas já começam em agosto, e as apresentações devem ocorrer nos próximos meses. 

VEJA MAIS

image Theatro da Paz recebe ‘A Filha do Faraó & Chicago’ resultado do workshop ballet clássico da Amazônia
O workshop é realizado pela Ballare Escola de Dança sob a direção geral de Ana Rosa Crispino, bailarina, professora e examinadora Internacional da Royal Academy of Dance, de Londres

image Theatro da Paz recebe versão inédita de ballet 'O Corsário' do Centro de Dança Ana Unger
Apresentado pela primeira vez em Paris, em 1856, ‘O Corsário' conta a história do pirata Conrad, que se apaixona por uma bela jovem chamada Medora

image Espetáculo 'Maiandeua – A Lenda da Princesa' encanta plateia no Theatro da Paz
Espetáculo do Centro de Dança Ana Unger contou com bailarinos de todas as idades para mostrar as histórias e belezas de Algodoal

A equipe é composta por todos os profissionais que realizam o Festival de Ópera do teatro, uma vez que a academia faz parte desse projeto, além do professor e cantor Pedro Alcântara e Leonardo Coelho, que se junta à Ana Maria Adade no “time” de pianistas colaborativos. 

Segundo o diretor do Theatro da Paz e músico, Daniel Araújo, a ideia de criar a academia surgiu há quatro anos, juntamente com a diretora de produção, Nandressa Nuñez e a diretora artística Jena Vieira. A princípio, o trio propôs um novo formato para o festival de ópera, que incluía a formação dos participantes, feito pelo espaço tornando-o um teatro-escola. 

image Daniel Araújo (Arquivo O Liberal)

“Essa proposta foi aceita e criamos o I Curso de Formação em Ópera, que aconteceu até sua terceira edição em 2021, contemplando cantores e técnicos de teatro. No ano seguinte, esse curso se deu na academia, dando continuidade à formação de cantores líricos, porém de forma mais aprofundada”, explicou.

Neste ano, com a alta procura de profissionais com interesse no gênero Teatro Musical, a equipe decidiu ampliar a estrutura do curso, oficializando a Academia de Ópera e Musical do Theatro da Paz.  O projeto, que funciona de forma autônoma, causa um certo ineditismo no país. 

“Ele é inédito em ter-se em uma única academia as duas modalidades de curso de cantor, onde são capacitados e qualificados os profissionais para atuarem em óperas e musicais”, acrescentou Daniel.   

As aulas para os cantores líricos iniciaram em março, no turno da tarde, sob a orientação da mezzo-soprano carioca Carolina Faria.  Já para os demais cantores, começará no dia 2 de agosto, sob coordenação de Jena Vieira e Pedro Alcântara, no turno da noite. 

O certificado de conclusão de capa etapa além de contar com a validação dos órgãos competentes, também terá a chancela da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e do Theatro da Paz. 

“O novo curso de musicais terá uma primeira mostra do seu trabalho já em outubro, após os dois primeiros meses de preparo técnico e de formação de repertório”, garantiu o diretor do teatro. 

Preparação

A iniciativa do Theatro em valorizar e qualificar a mão de obra dos artistas é comemorada pela coordenadora Jena Vieira. Segundo ela, estes profissionais, além de serem cantores, também precisaram se tornar atores e dançarinos. Toda essa profissionalização será oferecida dentro dos cursos.

Quanto às aulas, a musicista explicou, que inicialmente, irá trabalhar no repertório dos alunos, aperfeiçoando a técnica vocal para a evolução constante. Jane reforçou que estes serão ensinados a cuidar da voz.

“A partir do ano que vem, pretendemos ampliar a oferta de oficinas para incluirmos aulas de dança, teatro e muitas outras”, acrescentou, destacando o pioneirismo do Estado em ofertar o curso, já que em outros locais do país são dados apenas em escolares particulares.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA