Você sabia? Cena famosa de Shelley Duvall demorou 3 dias e gerou trauma na atriz

Atriz morreu nesta quinta-feira (11). Sua atuação em "O Iluminado" lhe proporcionou a cena mais famosa da carreira, mas a troco de esgotamento durante as gravações.

Gabriel Bentes
fonte

A atriz Shelley Duvall morreu nesta quinta-feira (11), aos 75 anos, e deixou seu legado nos filmes. Entre tantos trabalhos marcantes, como em Popeye (1980), ela possui o mais traumatizante: Wendy Torrance, em "O Iluminado" (1980), dirigido por Stanley Kubrick. A produção cinematográfica possibilitou a cena mais famosa da carreira da atriz, mas a troco de muito de esgotamento durante as gravações.

O "take" emblemático é ao lado de Jack Torrance, que interpreta o Jack Nicholson, seu marido aspirante a escritor e alcoólatra em recuperação que tem a sanidade mental prejudicada por influência das forças sobrenaturais. Na cena, ele a persegue pelo hotel Overlook, onde estão passando um período com o filho, e abre um buraco na porta do banheiro do local com um machado enquanto diz: "Here's Johnny!" ("aqui está o Johnny", em português). Para gravar esta cena, foram usadas 60 portas ao longo de três dias de filmagens até ser finalmente pelo diretor. Assista:

VEJA MAIS

image Morre Shelley Duvall, estrela de 'O Iluminado', aos 75 anos
Atriz também ficou conhecida por seu trabalho em Popeye, de 1980

image Morre atriz que interpretou Glória, do seriado "Chaves"
Olivia Garcia Leyva, de 71 anos, faleceu no início de fevereiro, segundo publicação de sua filha em rede social

image Atriz Ilva Niño morre aos 89 anos no Rio de Janeiro; ela foi a Mina, de 'Roque Santeiro'
A artista esteve em mais de 30 novelas e fez diversas participações emséries

A atriz ficou profundamente traumatizada pela forma como foi tratada durante as filmagens pelo cineasta. Kubrick buscava fomentar o medo para que ela se entregasse mais às cenas. Além de expô-la a armas reais em vez de réplicas cinematográficas, o diretor deu orientações para a equipe toda evitar contato visual com ela e a ser o mais fria e rude possível, sem o conhecimento de Duvall.

Jack Nicholson observou que Stanley Kubrick tinha uma abordagem particular com a atriz. Em uma entrevista para "Stanley Kubrick: A Life in Pictures", o ator mencionou que o diretor era extremamente direto, exigia repetições incessantes sem pausas e demonstrava muita impaciência.

Outro momento icônico de "O Iluminado" foi a cena em que Wendy ataca Jack com um bastão de baseball. Foram realizadas 127 tomadas que resultaram nas mãos da atriz completamente descascadas, enquanto ela chorava e demonstrava pânico, convencendo finalmente o diretor. Na época, essa cena entrou para o Livro dos Recordes devido à quantidade de vezes que foi repetida.

"De maio a outubro, eu estava realmente com problemas de saúde porque o estresse do papel era muito grande. Stanley me empurrou e me cutucou ainda mais do que nunca. É o papel mais difícil que já tive.", relatou Shelley Duvall em entrevista David Hughes.

(*Gabriel Bentes, estagiário de jornalismo, sob supervisão de Enderson Oliveira, editor web de oliberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA