Semana Nacional de Museus começa nesta terça, 16
Confira a programação da 21ª edição em Belém e no Marajó.
Nesta terça-feira, 16, inicia a 21ª Semana Nacional de Museus com o tema "Museus, sustentabilidade e bem-estar", realizada pelo Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), da Secretaria de Cultura do Pará (Secult). A programação oferece palestras, vivências formativas, rodas de conversa, ações educativas e exposições. Tudo com entrada franca gratuita. Confira abaixo as atividades de cada espaço.
A Semana Nacional de Museus é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para celebrar o 18 de maio, Dia Internacional dos Museus.
"Os museus não são apenas um espaço de visitação, mas também de produção de pesquisa e conhecimento", destaca Armando Sobral, diretor do SIMM. O tema deste ano destaca as diversas contribuições dos museus com a sociedade, a partir da promoção da saúde mental, educação, sensibilização ambiental, inclusão social, diversidade, a compreensão da questão climática e amplificação da voz dos povos originários, ou seja, são importantes aliados na luta pela sustentabilidade.
Confira a programação completa:
- Quinta-feira, 18 - Vivência Formativa: Janelas para o futuro (Mosaico em criação), com Marco Gomes, Yris Nascimento e Catarina Palheta, na Sala/Ateliê de Educação da Cojan, das 10h às 12h.
- Terça-feira, 16 - Palestra: Desafios da Pesquisa/Documentação para inventário do acervo de arte da Cojan/CNPq (FAV/UFPA; Unama, UFBA e Secult) com os palestrantes Rosângela Brito, Mariano Klautau e Silvia Pantoja, com mediação de Dayseane Ferraz, no Salão Transversal, das 10h às 12h.
- De terça, 16, à sexta, 19 - Vivência Formativa: O Olho e a Mão: Ver e Desenhar no Museu, às 10h e 14h.
- Quarta-feira, 17 - Ação educativa: Identidade e seus sentidos em "Imagens que não se conformam", das 10h às 12h.
Memorial Amazônico da Navegação
- Quinta e sexta, 18 e 19 - Cultura das Águas: imagens da cultura ribeirinha, das 9h às 12h, nos Jardins do Parque (Memorial Amazônico da Navegação).
- De segunda, 15, até sexta, 19 - CineClub do MIS, Mostra Chico Carneiro, às 19h.
- Quarta e quinta, 17 e 18 - Cinema e Sustentabilidade na Amazônia, às 19h.
- De terça, 16, ao domingo, 21- Web TV: uma experiência com as mídias móveis nos museus, das 9h às 12h.
- Domingo, 21 - Música nos Museus, apresentação do Grupo Instrumental Trio Paraense, às 10h
- Quarta, 17 - Roda de conversa de lançamento da cartilha "Mini diálogo das manas
sobre violência obstétrica", das 9h às 12h.
- Quarta, 17 - Vivência Formativa "Mapeando a crise climática no dia a dia", das 14h às 16h.
- Quinta, 18 - Lançamento dos Cadernos do Marajó uso e ocupação do solo: Cenário da ocupação da terra na ilha do Marajó e seus 17 municípios, das 9h às 12h.
- Quinta, 18 - Exibição dos episódios da websérie sobre narrativas de luta em defesa de direitos socioambientais na Amazônia, das 14h às 16h.
- Sexta, 19 - Vivência Formativa "Como eu posso garantir participação cidadã para pautar minha comunidade?", das 9h às 12h.
- Sexta, 19 - Projeto Filhas da Mãe do Fogo dialogando e construindo estratégias para o uso sustentável do fogo no Marajó, das 14h às 16h.
- Sábado, 20 - Vivência Formativa Mudanças Climáticas em dados, das 9h às 12h.
- Sábado, 20 - Roda de conversa Monocultivo x agricultura familiar, das 14h às 16h
- Domingo, 21 - Preamar da Criatividade, das 9h às 13h.
- Sábado, 20 - Fala de abertura da exposição: "Replicando o Passado: Cerâmicas Arqueológicas do Museu Goeldi pelas mãos dos ceramistas do Paracuri" com a Helena Lima, do Museu Goeldi, e roda de conversa "Produção e Réplicas Artesanais da Cerâmica Arqueológica da Amazônia", às 19h.
- Sábado, 20 - Pocket show de Alan Chaves e banda, às 20h.
- De segunda-feira, 22, a sexta, 26 - Oficina de Cerâmica Arqueológica, das 9h30 às 11h30 e das 15h30 às 17h30.
Sábado e domingo, 20 e 21 - Vivências formativas: paisagem e memória, das 9h às 11h.
Museus do Sistema Integrado
Sábado e domingo, 20 e 21 - Expresso Cultural: UsiPaz vai ao Museu, às 9h.
Veja mais:
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA