CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

'Revoada dos Pássaros Juninos' dá início ao Arraial de Todos os Santos neste sábado (8)

A programação inicia às 17h, na Casa das Artes 

Kamila Murakami
fonte

A 37ª edição do “Arraial de Todos os Santos: o maior arraial da Amazônia” inicia neste sábado (8), com a tradicional apresentação da Revoada dos Pássaros Juninos. O evento, que marca a abertura da programação junina na Fundação Cultural do Pará (FCP), inicia às 17h, na Casa das Artes, localizada na Rua Arcebispo D. Alberto Gaudêncio Ramos, Nº 236 (ao lado do Santuário Basílica de Nazaré).

VEJA MAIS

image 'Arraiá Bateu Saudade' vai misturar pagode com São João em Belém
A festa reunirá grandes nomes do pagode paraense, que irão integrar a temática junina às canções.

image Veja a programação cultural para o mês de junho em Belém
Com programações gratuitas e pagas, o mês junino tem uma vasta agenda na capital paraense

O momento promete reunir elementos do folclore paraense e do imaginário popular. A Revoada dos Pássaros é um momento lúdico, no qual os grupos encenam a reunião de pássaros e bichos que tentam fugir de caçadores em uma floresta. Com ajuda de seres lendários, as aves conseguem escapar e iniciam a revoada - símbolo da liberdade - para brincar o mês junino no maior arraial da Amazônia.

"A revoada é um processo de grande confraternização entre os pássaros juninos, que simbolicamente abrem a nossa quadra junina da Fundação”, comenta a diretora de Interação Cultural da FCP, Cláudia Pinheiro. 

Os Pássaros são grupos de teatro que misturam os elemento técnicos à poética da dramaturgia paraense há mais de cem anos. A cada mês de junho, os participantes mantém viva a tradição do espetáculo, que retrata por meio das apresentações a realidade amazônida e os desafios socioculturais enfrentados pela população que vive na região. 

Além da apresentação, os artistas - caracterizados com as vestimentas e alegorias folclóricas - sairão em um cortejo nas ruas do entorno da Praça Santuário de Nazaré. Em seguida, acontecerá a apoteose dos grupos dentro da Casa das Artes. Às 19h, o show do grupo Sentinelas do Norte vai comandar o encerramento da primeira noite da programação.

O Arraial de Todos os Santos segue do dia 13 a 30 de junho, com programação nos cinco prédios da Fundação Cultural do Estado do Pará, sendo eles: Centur; Casa das Artes; Teatro Waldemar Henrique; Casa da Linguagem; e Curro Velho.

Ao longo de todo mês de junho, os fazedores de cultura irão representar as tradições paraenses de todo território do estado com apresentações de 130 quadrilhas adultas e 15 mirins; dança, música e teatro com as manifestações dos grupos de Folguedos; a inclusão no concurso de miss da Diversidade; a celebração do auto junino; e os shows de artistas regionais.

A expectativa dos organizadores é que mais de 200 mil pessoas participem dos festejos juninos, que acontecem de forma gratuita.

A diretora de Interação Cultural da FCP, Cláudia Pinheiro, fala ainda sobre a movimentação que os festejos da quadra junina devem trazer à economia paraense. “Os fazedores e fazedoras de cultura confeccionam roupas, sapatos adereços em geral, e isso movimenta a economia criativa”, cita. 

Arraial das Letrinhas

Como novidade para 2024, o arraial apresenta a inclusão do “Arraial das Letrinhas”, no qual serão homenageados escritores paraenses. Dentre os nomes escolhidos para receber a homenagem estão o professor, escritor e poeta paraense João Jesus de Paes Loureiro, e o escritor Max Martins. “É muito importante nós termos esse papel, para que a nova geração saiba quem foram eles e possa valorizá-los”, comenta Cláudia. 

Serviço:

Abertura do Arraial de Todos os Santos

Data: 08 de junho, às 17h

Local: Rua Arcebispo D. Alberto Gaudêncio Ramos, Nº 236 (ao lado do Santuário Basílica de Nazaré).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA