Quem é Jorge Lafond? ‘Vera Verão’ é homenageada pelo Google nesta quarta-feira (29)

Hoje, o artista completaria 71 anos de idade caso estivesse vivo - ele faleceu em 11 de janeiro de 2003, devido a problemas cardiorrespiratórios

O Liberal

Nesta quarta-feira (29), usuários do Google se deparam com uma adaptação da logo do popular site de pesquisa com cores e ícones remetendo a uma figura artística. Trata-se de Jorge Lafond, mais conhecido por interpretar a personagem “Vera Verão”. Hoje, o artista brasileiro completaria 71 anos de idade caso estivesse vivo - ele faleceu em 11 de janeiro de 2003, devido a problemas cardiorrespiratórios. Mas quem foi Jorge Lafond?

VEJA MAIS

image Confeiteiro 'persegue' carro do Google Maps e viraliza nas redes sociais; vídeo
O castanhalense Yorran Salomão varrou de forma bem humorada toda a saga para conseguir sair nas fotos da plataforma

image Após atualização do iOS, aplicativo Google Fotos apresenta erros; veja como solucionar
Aplicativo apresentou erros após a atualização 16.3.1 do iOS; Google já anunciou que está ciente do problema e resolveu o erro

image Bard: erro da ferramenta de Inteligência Artificial do Google causa perdas de US$ 100 bi em ações
O mais novo programa de inteligência artificial da Google foi divulgado na segunda-feira (6) no Twitter

Quem é Jorge Lafond?

Jorge Lafond foi um ator, bailarino e drag queen brasileiro, nascido no Rio de Janeiro, intérprete da célebre “Vera Verão”. A personagem surgiu em 1992, no programa “A Praça é Nossa” (SBT), de Carlos Alberto de Nóbrega. Antes disso, Jorge atuou em “Os Trapalhões”, “Viva o Gordo” e foi bailarino do “Fantástico”, na TV Globo.

Lafond começou a carreira como bailarino aos 17 anos, na Europa. O artista estudou balé clássico, dança africana e se graduou em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ).

Ele participava com frequência de desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo, sendo destaque na agremiação carioca Imperatriz Leopoldinense. 

Ícone LGBTQIAP+

Considerado um ícone LGBTQIAP+, Jorge Lafond tentou esconder a orientação sexual na adolescência. Posteriormente, ele assumiu a sexualidade e enfrentou preconceito em alguns espaços, sobretudo porque na década de 1990 existia um estigma que ligava a comunidade gay ao vírus do HIV/Aids, mas ele enfrentava o preconceito através do bom humor.

Na homenagem, o Google reconhece Lafond como um dos pioneiros em representações que ajudaram a quebrar estereótipos homofóbicos. "Ele foi e continua sendo um modelo para outros gays na América do Sul e ao redor do mundo", aponta. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA