Projeto 'Música nos Museus' homenageia aniversário do maestro e compositor Waldemar Henrique
Evento gratuito terá os cantores líricos Tiago Costa, Ytanaã Figueiredo e Emanuele Monteiro
A comemoração pelo aniversário de 119 anos do maestro e compositor Waldemar Henrique terá uma programação especial nesta quinta (15). O projeto Música nos Museus promove a primeira apresentação do ano com repertório especialmente voltado para as canções, que celebram a cultura e o imaginário amazônico. Com entrada gratuita, a programação ocorrerá na Igreja de Santo Alexandre, às 19h, e contará com a apresentação dos cantores líricos Tiago Costa, Ytanaã Figueiredo e Emanuele Monteiro, com a participação do pianista Daniel Zharbo-Vieira.
A edição especial do projeto Música nos Museus, promovido pela Fundação Carlos Gomes e o Instituto Estadual Carlos Gomes, em parceria com o Sistema Integrado de Museus da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), mostrará o legado do pianista, maestro e compositor, Waldemar Henrique, que compôs belas canções líricas que refletem o folclore e a cultura amazônica.
A cantora Emanuele Monteiro reforça que as canções que serão apresentadas trazem a crítica social, conectadas ao universo de lendas amazônicas. A cantora lírica é formada pelo Instituto Estadual Carlos Gomes e atualmente trabalha como diretora de palco em algumas apresentações na cidade. Ela possui o projeto Mulheres na Música de Concerto, aprovado pela Lei Paulo Gustavo
“O Waldemar Henrique é um compositor extremamente importante tanto para a música paraense, quanto especificamente para os alunos formados pelo Instituto Estadual Carlos Gomes. É impossível sair um aluno do Instituto sem ter cantado, no mínimo, Tambatajá no coral Itacy Silva. E é muito interessante para mim, como bacharel em música, com habilitação e canto lírico, fazer as peças dele”, declarou.
Para Emanuele, as músicas de Waldemar Henrique pertencem a todo povo paraense. “Tem uma questão que sempre foi levantada em relação às obras do Waldemar, é se elas são eruditas ou se elas são populares. E bem, no meu ponto de vista, elas são de todo mundo, né? Mas ela é muito importante para quem estuda canto lírico, porque são as primeiras peças que nos são apresentadas por grande parte dos professores da instituição. Elas fazem parte do crescimento e desenvolvimento técnico de todo mundo que passou e passa pelo conservatório”, atesta.
O tenor Tiago Costa é pós-graduado em ópera pela Esmae (Escola de música e Artes de Espetáculo - Porto/Portugal), em canto pelo Conservatori Liceu de Barcelona - Espanha, e é bacharel com habilitação em canto pela UEPA (Universidade do Estado do Pará). Tem atuado como solista no Festival de Ópera do Theatro da Paz, através da Academia de Ópera e atua como técnico em canto no Instituto estadual Carlos Gomes.
Ele também é técnico em canto do Instituto Estadual Carlos Gomes. Tiago explica que apresentação reunirá canções de cunho histórico que abordam lendas amazônicas, incluindo obras do universo afro e românticas. "Eu me identifico muito com as obras do Waldemar Henrique, particularmente gosto da canção 'Valsinha do Marajó'. Além da 'Canção Nômade', que também estará no repertório desta apresentação", ressaltou.
O cantor Ytanaã Moraes Figueiredo é graduado no curso de Licenciatura em Música pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e especializado em Educação Musical pelo Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) e também é técnico em canto, atuando na instituição. Ytanaã é integrante do grupo de alunos do Programa de Inovação na Música de Concerto do Ministério da Cultura, em parceria com a Petrobras.
O pianista Daniel Vieira-Zharbo é doutor em música pela UFRGS e professor de piano no Instituto Estadual Carlos Gomes. Já se apresentou em vários centros musicais de norte a sul do Brasil, na Argentina, Portugal, Alemanha e Holanda.
Serviço:
Projeto Música nos Museus - Homenagem a Waldemar Henrique
Data: 15/02
Hora: 19h
Local: Igreja de Santo Alexandre
Entrada gratuita
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA