Boni revela possibilidade de Pedro Bial assumir bancada do 'Jornal Nacional'
""Na televisão, aprendi desde cedo que não se quebra um hábito. Não se muda de repente", disse Boni.
Pedro Bial poderia ter se tornado apresentador do Jornal Nacional, segundo revelou Boni, ex-diretor da Globo, no novo livro O Lado B de Boni.
O nome do atual anfitrião do Conversa com Bial foi sugerido pelo então executivo da emissora carioca após uma reformulação no departamento de Jornalismo que acarretou na saída de Sérgio Chapelin e Cid Moreira da famosa bancada em 1996.
Em entrevista exclusiva ao Estadão, Boni conta que, apesar de ter aprovado a reestruturação do telejornal, acreditava que a dupla de apresentadores deveria ter sido substituída de maneira mais suave.
"Na televisão, aprendi desde cedo que não se quebra um hábito. Não se muda de repente. [Na época] A minha opção era continuar com uma dupla masculina. Minha dupla era Bial e Bonner. Mas o departamento de Jornalismo optou por Bonner e Lilian Witte Fibe. Foi uma decisão do Evandro Carlos de Andrade [ex-diretor do canal, falecido em 2001]. Eu queria discutir essa escolha, mas foi uma decisão da empresa e nem sequer discutimos as outras opções. Mais tarde tiveram que fazer substituições. Com a mudança, independente da qualidade da dupla nova, o jornal perdeu 20 pontos de audiência e nunca mais recuperou. Não se brinca com hábito na televisão", diz.
VEJA MAIS
Desde então, passaram pela bancada do JN as jornalistas Sandra Annenberg, Fátima Bernardes, Patrícia Poeta e Renata Vasconcellos, atual apresentadora ao lado de William Bonner.
No livro, o publicitário de 88 anos, famoso por implementar o "padrão Globo de qualidade", ainda afirma que Bial é "um dos maiores comunicadores da história da nossa televisão" e também relembra quando contratou Bonner por indicação da esposa.
"O Bonner havia sido descoberto na TV Bandeirantes pela minha mulher, Lou, que estava assistindo à emissora e me recomendou que eu desse uma olhada nele. Vi e mandei contratar o Bonner para a Globo de São Paulo, e ele rapidamente fez uma bela carreira em nossos telejornais", relembra Boni.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA