Orquestra Jovem Vale Música inicia temporada de apresentações de 2025 neste domingo (19/01)

Com 20 anos de atuação, iniciativa é patrocinada pelo Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura

O Liberal

Os jovens talentos do projeto Vale Música Belém estão se preparando para a primeira apresentação de 2025. O concerto, que é aberto a todos os públicos, será neste, 19, às 18h, na Sala Augusto Meira Filho, na sede da Fundação Amazônica de Música (FAM). No programa, o Concerto para Clarinete em Lá maior, K. 622, de Mozart (1756–1791), com o clarinetista solista convidado Jairo Wilkens.

VEJA MAIS

image Pianista sul-coreana Su Yeon Kim vem a Belém e faz show inédito com a Orquestra Jovem Vale Música
A artista se apresenta pela primeira vez na capital paraense e no Brasil

image Orquestra Jovem Vale Música acompanha pianista Dmitry Shishkin em sua primeira apresentação em Belém
Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do Theatro da Paz, a partir das 9h deste sábado

image Violinista paraense premiado internacionalmente Alexandre Negrão toca com OJVM
Orquestra Jovem Vale Música tocará um concerto especial com o violinista Alexandre Negrão nesta quinta-feira (13)

A Orquestra Jovem, sob a regência do maestro Renan Cardoso, também interpretará as peças “Alvorada”, da ópera “O Escravo” de A. Carlos Gomes (1836–1896), e “Danças Polovetsianas”, do ato II da ópera “Príncipe Igor” de Aleksandr Borodin (1833–1887).

O projeto, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com parceiros importantes que, além de brindarem o público paraense, também têm participação ativa na formação dos alunos do Vale Música Belém. “É uma felicidade poder ter nossos parceiros dividindo o palco com nossos alunos. Esta troca de vivência e de experiência contribui de forma muito intencional e significativa para a formação deles”, explica Marília Caputo, coordenadora técnica e artística do Vale Música Belém.

Jairo Wilkens, natural de Vigia, começou seus estudos de clarinete nos anos 1990 na Escola de Música da Banda União Vigiense. Ele é bacharel em Clarinete pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e foi premiado nacional e internacionalmente em música de câmara e como solista. Atualmente, Jairo atua como Principal Clarinete e Chefe de Naipe da Orquestra Sinfônica do Paraná e é artista da fábrica francesa de clarinetes Buffet Crampon.

Seu CD solo, intitulado “Clarinete Solo Brasileiro”, é o único registro fonográfico profissional de obras brasileiras para clarinete solo, traçando um paralelo histórico com a música escrita para o instrumento por compositores do século XX. Jairo também é mestre em Práticas Interpretativas pela UFBA e bacharel em Clarinete pela UNESPAR/ Campus Curitiba I – Embap.

Em 2024, idealizou e coorEditado por MARLY QUADROS denou o 1° Festival de Clarinetas de Curitiba e foi artista residente no Encontro de Música de Câmara de Curitiba. Em 2025, Jairo estará em Castelo de Paiva, Portugal, ministrando masterclass na Academia Ibérico-Americana do Clarinete. Ele tem sido regularmente convidado como professor de clarinete em universidades, festivais de música e projetos como o Festival Internacional de Música de Londrina. É parceiro da Fundação Amazônica de Música, onde ministra aulas como professor convidado do projeto Vale Música Belém. (Com informações do projeto Vale Música Belém)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA