'Pantanal': Quem é o Velho do Rio? Veja o que aconteceu com ele na versão antiga da novela em 1990
O guardião espiritual do pantanal tem fim marcante na trama
Em “Pantanal”, o Velho do Rio, interpretado por Irandhir Santos (primeira fase) e Osmar Prado (segunda fase) no remake da Globo, é um guardião espiritual do pantanal, que zela pelos rios, animais e matas, cura as pessoas e auxilia quando se perdem. Assume a forma de uma sucuri.
Na trama, o Velho do Rio é Joventino, pai de José Leôncio (Marcos Palmeira) e avô de Jove (Jesuíta Barbosa).
VEJA MAIS
O que acontece com o Velho do Rio na versão antiga da novela?
No último capítulo, José Leôncio morre e, então, reencontra o pai. Antes disso, sentindo-se mal, ele vê a imagem do velho em um quadro e tem um ataque do coração. Em seguida, a alma do fazendeiro aparece ao lado da entidade, que revela que não apareceu para José Leôncio porque ele nunca acreditou quando falavam sobre o Velho do Rio.
"Nossa história não termina aqui. Tem seus filhos, seus netos... Você tem que cuidar deles como eu cuidei de você. Agora, estou cansado dessa vida, chegou a minha hora de descansar. Cuida bem da tua comitiva", declara o Velho do Rio, passando o manto para José Leôncio, que assume o posto de guardião. A entidade vira sucuri e some pelo rio.
Assista ao momento:
Que horas começa ‘Pantanal’ hoje?
A novela “Pantanal” é exibida na TV aberta pela Rede Globo. A transmissão começa às 21 horas e 30 minutos (horário de Brasília), logo após o Jornal Nacional. Também é possível assistir a telenovela de forma online, através da plataforma de streaming Globoplay.
Quem é quem no remake de ‘Pantanal’?
A novela foi ao ar, originalmente, em 1990 na TV Manchete. A trama se manteve e é dividida em duas fases. Na primeira versão, na fase jovem, o protagonista da trama, José Leôncio, era interpretado pelo ator Paulo Gorgulho. Agora, no remake, ficou com Renato Góes. Na fase adulta, na versão de 1990, o papel era de Cláudio Marzo, agora, é de Marcos Palmeira.
O personagem místico Velho do Rio ficou a cargo de Osmar Prado. Na primeira versão, ele foi interpretado por Cláudio Marzo.
O par romântico Juma e Jove, desta vez, é interpretado por Alanis Guillen e Jesuíta Barbosa. Na primeira versão, os personagens eram de Cristiana Oliveira e Marcos Winter. Já a mãe de Juma, Maria Marruá, foi interpretada por Cássia Kis na primeira versão. Na nova, Juliana Paes assumiu o papel.
Quando foi a novela antiga de ‘Pantanal’?
A trama foi escrita há 30 anos por Benedito Ruy Barbosa e transmitida pela TV Manchete.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA