‘Pantanal’: Quem é Bruno Luperi, o autor responsável pelo remake da Globo?
Novo no ramo das novelas, Luperi estreou com baixa audiência; neto de Benedito Ruy Barbosa, já tem data para voltar à telinha após o fim de 'Pantanal'
Bruno Luperi é o responsável pela adaptação do roteiro de “Pantanal”, no ar, em 2022, pela TV Globo. Mas o que muita gente não sabe é que o autor ainda é novo no ramo de novelas e tem parentesco com o escritor da versão original da trama que leva o nome do bioma matogrossense.
VEJA MAIS
Novelas
Bruno Luperi estreou, recentemente, na autoria de novelas. Ele começou em 2016, com “Velho Chico”, já em horário nobre. O roteiro foi assinado por ele, em colaboração com seu avô, Benedito Ruy Barbosa, e sua mãe, Edmara Barbosa.
“Velho Chico” não foi sucesso de audiência, mas ficou marcada pelo bom roteiro e pela morte trágica do seu protagonista, Domingos Montagner, que se afogou no Rio São Francisco, durante as gravações da novela no estado de Sergipe.
VEJA MAIS
Neto de Benedito
Bruno Luperi é nada mais, nada menos, do que o neto do autor responsável pela versão original de “Pantanal”, sucesso na Rede Manchete, em 1990.
Benedito, aliás, só autorizou o remake da obra caso o neto reescrevesse. "Meu avô me deu a bênção dele, e eu espero estar à altura", disse Luperi antes do lançamento da novela das nove da Globo.
VEJA MAIS
Planos
No ar em “Pantanal”, Bruno Luperi já tem data para voltar à telinha, após o fim do remake, previsto para outubro. “O Arroz de Palma”, trama que Luperi desenvolveu para a faixa das seis, deve estrear em fevereiro de 2023.
O projeto foi aprovado pela Globo em 2017 e adiado várias vezes. A adaptação da obra de Francisco Azevedo, supervisionada por seu avô, Benedito Ruy Barbosa, esteve cotada, inicialmente, para a vaga de “Tempo de Amar” naquele ano, mas nunca saiu do papel.
Que horas começa ‘Pantanal’ hoje?
A novela “Pantanal” é exibida na TV aberta pela Rede Globo. A transmissão começa às 21 horas e 30 minutos (horário de Brasília), logo após o Jornal Nacional. Também é possível assistir a telenovela de forma online, através da plataforma de streaming Globoplay.
Quem é quem no remake de ‘Pantanal’?
A novela foi ao ar, originalmente, em 1990 na TV Manchete. A trama se manteve e é dividida em duas fases. Na primeira versão, na fase jovem, o protagonista da trama, José Leôncio, era interpretado pelo ator Paulo Gorgulho. Agora, no remake, ficou com Renato Góes. Na fase adulta, na versão de 1990, o papel era de Cláudio Marzo, agora, é de Marcos Palmeira.
O personagem místico Velho do Rio ficou a cargo de Osmar Prado. Na primeira versão, ele foi interpretado por Cláudio Marzo.
O par romântico Juma e Jove, desta vez, é interpretado por Alanis Guillen e Jesuíta Barbosa. Na primeira versão, os personagens eram de Cristiana Oliveira e Marcos Winter. Já a mãe de Juma, Maria Marruá, foi interpretada por Cássia Kis na primeira versão. Na nova, Juliana Paes assumiu o papel.
Quando foi a novela antiga de ‘Pantanal’?
A trama foi escrita há 30 anos por Benedito Ruy Barbosa e transmitida pela TV Manchete.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA