MENU

BUSCA

Mulheres Apaixonadas: Christiane Torloni relembra Helena; confira

"O mais delicado nessa personagem foi criar uma temperatura de uma mulher apaixonada", disse a artista

Beatriz Moura

No ar em ‘Mulheres Apaixonadas’, trama de Manoel Carlos reexibida no Vale a Pena Ver de Novo, Christiane Torloni viveu a clássica Helena, personagem frequentemente escrita nos projetos do novelista. 

Vinte anos após a transmissão original, a atriz relembra como foi ter vivido a personagem. No folhetim, a carioca é infeliz no casamento com o músico Téo (Tony Ramos) e decide ir em busca do seu primeiro amor, o médico César (José Mayer). 

VEJA MAIS

 

Terra e Paixão: Aline atira na direção de Antônio e recebe ameaça do fazendeiro
Sob ordem da Justiça, a namorada de Caio tem que deixar sua propriedade em até 15 dias e promete se vingar dos La Selva

Mulheres Apaixonadas: Saiba o que aconteceu com Joana Medeiros, atriz que interpretou a mãe de Fred
Atriz ganhou destaque na trama e se consagrou no teatro e cinema

Fuzuê: Cecília tenta se aliar a Merreca após ser presa em cativeiro
Assessora de Heitor afirma que tem informações sobre o deputado para conseguir escapar do lugar

Além disso, Helena vive com as irmãs Hilda (Maria Padilha) e Heloísa (Giulia Gam). Com uma família conturbada, a protagonista tenta reconciliar seus problemas e o das pessoas ao redor. 

"O mais delicado nessa personagem foi criar uma temperatura de uma mulher apaixonada, sem ser uma mulher exuberante. Ela era absolutamente comum", afirma a artista. Entre as diversas cenas de Helena, Christiane ressalta a criatividade de Manoel Carlos. 

“Tem uma cena espetacular. A Helena conta para a Lorena (Susana Vieira) que teve um pesadelo horrível. No sonho ela estava chegando à sala de aula e da porta viu um professor muito mal-encarado atrás da mesa, com uma arma na mão. Ele dizia aos alunos que eles não precisavam de livros, que a inteligência seria medida pelas armas”. 

“Há 20 anos! Um texto visionário do Maneco!”, completa ela. Após duas décadas da trama, a atriz imagina como seria a personagem neste ano, em um universo diferente. 

Ao longo da vida, a gente vai soltando nossas amarras. Helena seria assim também [...] Tudo o que aconteceu depois dessa novela, como a Lei Maria da Penha (na trama, havia uma personagem que era agredida pelo marido), estaria no universo dela”, finaliza. 

Atualmente, a artista continua ativa no universo artístico e com a atenção voltada ao ativismo ambiental, especificamente na Amazônia



 

(Beatriz Moura, estagiária sob supervisão da editora web de OLiberal.com, Ádna Figueira) 

Novela