Novela turca: artistas são demitidos por participarem de protestos contra o presidente da Turquia
Onda de protestos começaram após prisão de prefeito de Istambul por parte do Governo de Edorgan

A prisão do prefeito de Istambul, Ekrem Imamoglu, no último dia 19 de março, tem gerado uma onda de protestos na Turquia. Imamoglu teria sido preso por estar envolvido num caso de corrupção, segundo as informações iniciais dos noticiários turcos. Além das manifestações convocadas pelo partido do prefeito, que é de oposição ao governo de Recep Tayip Erdogan, outras foram realizadas de forma espontânea, como aconteceu com alguns artistas turcos. Acontece que o gozo da liberdade de expressão está tendo um custo.
Dentre as dezenas de milhares de manifestantes que tomaram as ruas de Istambul, aos gritos de "Taksim está em todos os lugares, a resistência está em todos os lugares!", em referência à Praça Taksim, lugar simbólico dos protestos de 2013, está a atriz Aybüke Pusat, que acabou demitida da dizi "Teşkilat", que era protagonista, segundo as informações da jornalista e comentarista de novelas turcas, Raffa Fustagno. Além Pusat, o namorado da atriz, Furkan Andıç, que estava nas filmagens do seriado turco "Muhabir", foi afastado do elenco, apesar de já ter gravado alguns capítulos.
VEJA MAIS
A motivação da demissão de Pusat se deu porque ela apoiou um pedido de boicote ao comércio turco, em que os manifestantes não comprariam nenhum produto na última quarta-feira (2). No caso de Furkan, ele teria sido demitido por comentar na publicação da namorada: "Estou contigo", segundo as informações da jornalista turca Birsen Altuntas nas suas redes sociais. Başak Gümülcinelioğlu, também da série "Muhabir" teria sido demitida após apoiar Pusat.
O ator turco da novela "O Canto dos Pássaros" ("Yalı Çapkını"), Mert Ramazan Demir, se manifestou por meio das redes sociais a favor dos protestos e em defesa dos jovens que estão indo às ruas por acreditarem que a prisão do prefeito é por questões políticas, já que Ekrem Imamoglu se tornou o principal rival político do atual governo, que dura desde 2014. Demir, que interpreta "Ferit", se posicionou nos stories do Instagram:
"Ver centenas de pessoas sendo afastadas de suas famílias, empregos e escolas de maneira ilegal apenas por expressarem seus pensamentos e exercerem seus direitos constitucionais me faz sentir impotente e sem esperança, assim como qualquer pessoa que tenha consciência neste país".
Num caso ainda mais grave, o ator Cem Yiğit Üzümoğlu foi preso por participar das manifestações contra o presidente Edorgan, o que causou revolta em outros artistas, que foram até o tribunal para esperar o amigo ser apresentado.
Nas suas redes sociais, ele agradeceu o apoio de todos.
O Ministro do Interior da Turquia afirmou que quase 1900 pessoas foram presas, incluindo dez jornalistas, detidos nas suas casas, segundo informou um sindicato de trabalhadores de mídia do país.
Atores turcos que se posicionaram contra o governo de Edorgan:
Aybüke Pusat
Furkan Andıç
Başak Gümülcinelioğlu
Cem Yiğit Üzümoğlu
Cem Yilmaz
(Escrito por Rafael Lédo, estagiário de Jornalismo, sob supervisão de Vanessa Pinheiro, editora web de Oliberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA