Alunos do Vale Música encontram com Di Ferrero e Roberta Campos em projeto de sessions

Série de vídeos da Nova Orquestra promove encontros inéditos, em vídeos publicados no YouTube

Lucas Costa
fonte

Para tornar a música de concerto cada vez mais popular, com acesso cada vez mais democrático, o Programa Vale Música se une a Nova Orquestra, projeto pioneiro da Agência Olga, para a primeira edição do “Encontros Nova Orquestra”. A série une grandes artistas da nova geração da música brasileira a jovens estudantes de música para um intercâmbio sonoro. Di Ferrero e Roberta Campos são os nomes escolhidos para a primeira edição do projeto, que conta com os lançamentos de dois videoclipes ao longo do mês de setembro.

O Vale Música é uma iniciativa do Instituto Cultural Vale para formação musical de crianças e adolescentes nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará através de uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem. “Ampliar os horizontes às crianças e adolescentes através da vivência musical e proporcionar novas experiências são alguns dos objetivos do programa”, explica Christiana Saldanha, gerente do Instituto Cultural Vale.

O vídeo com Di Ferrero, com a música "Sentença", já está disponível no canal da Nova Orquestra no Youtube. O de Roberta Campos estreia no dia 29 de setembro.

No projeto Encontros, quinze jovens do Vale Música participaram das gravações dos vídeos, entre eles os paraenses Jennifer Ladislau, Sara Corrêa, Pedro Teixeira e Samuel Vasco. “Através desta parceria inédita com a Nova Orquestra reafirmamos nosso propósito de ampliar os horizontes e novas perspectivas de futuro”, afirma Christiana.

Pedro Teixeira, que toca violino, se diz agradecido pela oportunidade. “Me ajudou a ter uma visão mais abrangente do que eu quero e posso fazer profissionalmente na música. Sou muito grato a Orquestra Nova e ao Projeto Vale Música Belém, onde estudo desde os meus 10 anos. Graças ao Vale Música pude ter a oportunidade de conhecer e amar o violino, e também conseguir me encaminhar em direção à profissão músico”, explica.

A primeira ação foi realizada em agosto, quando Di Ferrero e Roberta Campos bateram um papo virtual com os adolescentes sobre carreira musical, dicas e histórias da estrada, compartilhando suas experiências e colaborando com o desenvolvimento profissional de todos.

Em seguida foram realizadas gravações individuais e à distância com os músicos e os cantores, interpretando as canções “Sentença” (Di Ferrero) e “Minha Felicidade” (Roberta Campos), com arranjos inéditos de Ágatha Lima.

“Tocar com Orquestra é uma experiência que transcende. Eu sempre quis morar dentro de uma canção e junto da orquestra eu chego muito perto dessa sensação. Foi maravilhoso receber o convite da Vale Música, ter a Nova Orquestra tocando junto comigo e ainda uma canção de minha autoria. Me encheu o coração de alegria, estou ansiosa para ver o resultado final!”, comenta Roberta.

O projeto visa incentivar a nova geração de músicos e arranjadores, em um período delicado para o setor cultural, com menos ensaios e apresentações presenciais nos teatros. O programa também se propõe a mostrar a versatilidade das orquestras, aproximando o público em geral dos concertos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA