Rapper paraense Th091 representa o Brasil em festival da ONU em Nova York; saiba como apoiar

Thiago Gomes, conhecido como Th091, teve seu videoclipe selecionado pelo Festival PLURAL+. O artista vai aproveitar a passagem pelo país para gravar o clipe de uma nova música e conta com o apoio do público.

Lívia Ximenes
fonte

O rapper paraense Th091 representa o Brasil na 15ª Edição do Festival de Vídeo para a Juventude PLURAL+, organizado pela Aliança de Civilizações das Nações Unidas (UNAOC) e a Agência da Organização das Nações Unidas para as Migrações (OIM), no dia 15 de dezembro. Thiago Gomes, conhecido como Th091, participou da seleção do PLURAL+ com o videoclipe da música “Eu Não Sou Bandido (ft. Mytcho)”, produzido por Maycon Nunes.

VEJA MAIS

image Rapper paraense Th091 lança single ‘Poemas Abolicionistas’, em São Paulo
A letra evoca o empoderamento da população preta e faz citações à Zumbi dos Palmares, Machado de Assis e Luís Gama. A música estará disponível em todas as plataformas digitais

image Nic Dias lança 'Bad Bitch', álbum em três atos
Nic vem com composições que abordam suas vivências em Icoaraci, distrito de Belém e celebra uma nova fase em sua carreira musical

image Rapper amazônida Sumano lança single 'Craque', música do seu primeiro disco
O rapper paraense Sumano lançou no último dia 27 de outubro o single "Craque", com a participação do amazonense Kurt Sutil

Além da participação no festival, Th091 aproveita a passagem pelo país para gravar o videoclipe de “Caravelas em Chamas”, sua nova música. O rapper conta com o apoio de brasileiros filmmakers que moram em Nova York para a gravação de maneira voluntária. Como os custos de passagem e estadia são até o dia do festival e Th091 precisa ficar na cidade por mais 11 dias, o artista iniciou uma campanha para aqueles que desejam apoiá-lo.

“Me sinto muito feliz e realizado com a sensação de missão cumprida, ao longo desses dias, semanas e meses. É gratificante ver que tudo o que plantei está sendo colhido e que tudo se encaminha bem para quem tem um propósito”, diz Th091.

A música “Eu Não Sou Bandido” é baseada em uma experiência que Th091 vivenciou. No início de 2023, rapper foi abordado pela polícia em Belém. Durante a abordagem, Th091 foi jogado no chão e teve seu pescoço pressionado. Um amigo do rapper estava presente e tentou ajudar, mas foi impedido com spray de pimenta. A criação da música, em parceria com Mytcho, foi motivada pela dor e revolta causadas.

Com as músicas, Th091 presente transmitir sentimentos e vivências. O desejo do artista é exprimir tudo que ele sente de maneira incisiva. A violência que Th091 viveu o corroía. “Fazer uma música para protestar contra tudo isso que eu estava sentindo é uma forma de alívio, como se eu estivesse lavando minha alma, como se precisasse compartilhar com as pessoas o que aconteceu”, afirma.

Th091 é natural de Dom Eliseu, interior do Pará. Durante boa parte da sua vida, o rapper morou no bairro da Pratinha, em Belém, com Addam Michel - o Mytcho. Atualmente, os artistas moram em São Paulo. Em paralelo ao trabalho como rappers, Th091 faz rimas nos trens e Mytcho trabalha como entregador.

Para o rapper, o norte brasileiro é um ponto de revolução musical e ele destaca que há muitos artistas talentosos que ainda são invisíveis - e se inclui nisso. Th091 acredita que com a COP 30 (Conferência da Organização das Nações Unidas sobre o clima, que ocorre em 2025) o cenário da música amazônida receberá mais destaque. “Que olhem não apenas para a Amazônia, mas para quem fala sobre ela e que a representa”, afirma.

image Na COP 28, painel discute preparação de pequenas e médias empresas para a COP 30
Para gestores, empresas de pequeno e médio porte serão fundamentais para que Belém sedie a COP de 2025

image Lula diz que a COP30 no Pará não terá ‘luxo e riqueza’ de Dubai e terá "a cara do Brasil"
Presidente Lula alerta que a COP30 terá uma identidade brasileira, com a possibilidade de reuniões sob árvores e discussões em canoas ou igarapés

image Helder Barbalho defende temática das florestas para a COP 30
Em agenda na COP 28, governador também falou sobre os preparativos para a conferência do clima que acontecerá em Belém, em 2025

Em 2023, a carreira de Th091 tem se intensificado. O lançamento de “Eu Não Sou Bandido” e de “Poemas Abolicionistas” - última música do rapper, até o momento - foram cruciais para o crescimento de Th091.

Para os artistas que vivem a mesma realidade que Th091, o rapper recomenda não desistir, acreditar e ser resiliente. “Em algum momento dará certo. Pode levar seis meses, um ano, dois, cinco, até dez anos, mas vai dar certo. É só não desistir”, fala.

O rapper tenta transferência da passagem de retorno ao Brasil para o dia 26 de dezembro. Enquanto não consegue, Th091 recebe apoio de seguidores e apoiadores do seu trabalho que o ajudam desde sua mudança para São Paulo. Aqueles que desejam colaborar com o artista, podem contribuir no PIX th091contato@gmail.com.

(*Lívia Ximenes, estagiária sob supervisão do Coordenador de Cultura, Abílio Dantas)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA