Rapper paraense Th091 representa o Brasil em festival da ONU em Nova York; saiba como apoiar
Thiago Gomes, conhecido como Th091, teve seu videoclipe selecionado pelo Festival PLURAL+. O artista vai aproveitar a passagem pelo país para gravar o clipe de uma nova música e conta com o apoio do público.
O rapper paraense Th091 representa o Brasil na 15ª Edição do Festival de Vídeo para a Juventude PLURAL+, organizado pela Aliança de Civilizações das Nações Unidas (UNAOC) e a Agência da Organização das Nações Unidas para as Migrações (OIM), no dia 15 de dezembro. Thiago Gomes, conhecido como Th091, participou da seleção do PLURAL+ com o videoclipe da música “Eu Não Sou Bandido (ft. Mytcho)”, produzido por Maycon Nunes.
VEJA MAIS
Além da participação no festival, Th091 aproveita a passagem pelo país para gravar o videoclipe de “Caravelas em Chamas”, sua nova música. O rapper conta com o apoio de brasileiros filmmakers que moram em Nova York para a gravação de maneira voluntária. Como os custos de passagem e estadia são até o dia do festival e Th091 precisa ficar na cidade por mais 11 dias, o artista iniciou uma campanha para aqueles que desejam apoiá-lo.
“Me sinto muito feliz e realizado com a sensação de missão cumprida, ao longo desses dias, semanas e meses. É gratificante ver que tudo o que plantei está sendo colhido e que tudo se encaminha bem para quem tem um propósito”, diz Th091.
A música “Eu Não Sou Bandido” é baseada em uma experiência que Th091 vivenciou. No início de 2023, rapper foi abordado pela polícia em Belém. Durante a abordagem, Th091 foi jogado no chão e teve seu pescoço pressionado. Um amigo do rapper estava presente e tentou ajudar, mas foi impedido com spray de pimenta. A criação da música, em parceria com Mytcho, foi motivada pela dor e revolta causadas.
Com as músicas, Th091 presente transmitir sentimentos e vivências. O desejo do artista é exprimir tudo que ele sente de maneira incisiva. A violência que Th091 viveu o corroía. “Fazer uma música para protestar contra tudo isso que eu estava sentindo é uma forma de alívio, como se eu estivesse lavando minha alma, como se precisasse compartilhar com as pessoas o que aconteceu”, afirma.
Th091 é natural de Dom Eliseu, interior do Pará. Durante boa parte da sua vida, o rapper morou no bairro da Pratinha, em Belém, com Addam Michel - o Mytcho. Atualmente, os artistas moram em São Paulo. Em paralelo ao trabalho como rappers, Th091 faz rimas nos trens e Mytcho trabalha como entregador.
Para o rapper, o norte brasileiro é um ponto de revolução musical e ele destaca que há muitos artistas talentosos que ainda são invisíveis - e se inclui nisso. Th091 acredita que com a COP 30 (Conferência da Organização das Nações Unidas sobre o clima, que ocorre em 2025) o cenário da música amazônida receberá mais destaque. “Que olhem não apenas para a Amazônia, mas para quem fala sobre ela e que a representa”, afirma.
Em 2023, a carreira de Th091 tem se intensificado. O lançamento de “Eu Não Sou Bandido” e de “Poemas Abolicionistas” - última música do rapper, até o momento - foram cruciais para o crescimento de Th091.
Para os artistas que vivem a mesma realidade que Th091, o rapper recomenda não desistir, acreditar e ser resiliente. “Em algum momento dará certo. Pode levar seis meses, um ano, dois, cinco, até dez anos, mas vai dar certo. É só não desistir”, fala.
O rapper tenta transferência da passagem de retorno ao Brasil para o dia 26 de dezembro. Enquanto não consegue, Th091 recebe apoio de seguidores e apoiadores do seu trabalho que o ajudam desde sua mudança para São Paulo. Aqueles que desejam colaborar com o artista, podem contribuir no PIX th091contato@gmail.com.
(*Lívia Ximenes, estagiária sob supervisão do Coordenador de Cultura, Abílio Dantas)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA