CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

‘Encontros & Cantos da Amazônia’ reúne artistas do Norte em live neste domingo, 20

Torrinho e Márcia Siqueira, do Amazonas, recebem o paraense Vital Lima e Patrícia Bastos, do Amapá, em show que celebra cultura amazônica

Caio Oliveira
fonte

Um projeto musical que tem como objetivo fazer uma integração entre artistas da Amazônia será transmitido pela internet neste domingo, 20, direto de Manaus. Zeca Torres - o Torrinho - e Márcia Siqueira recebem a amapaense Patrícia Bastos e o paraense Vital Lima para a realização da live “Encontros & Cantos da Amazônia”, uma apresentação muito especial que pretende levar o que há de melhor da cultura do Norte do Brasil para o mundo inteiro. Além do show ao vivo, o evento será gravado para, futuramente, ser disponibilizado nas plataformas digitais de música.

Esse grande encontro do povo do Norte foi idealizado pela produtora Ana Priscilla Santos, da Porto de Lenha Produções, como uma grande ode à Amazônia. No repertório, a apresentação terá canções com temática regional, de autoria de compositores e autores da terra como Thiago de Mello, Anibal Beça, Sidney Rezende, Joãozinho Gomes, Paulinho Bastos, Enrico Di Miceli e os próprios Zeca Torres e Vital Lima, além do mestre Nilson Chaves, grande homenageado desta noite especial. 

“Eu substituo o Nilson, que a princípio, era quem ia fazer a apresentação, então isso é uma responsabilidade imensa. Eu fiquei feliz por dois motivos: primeiro porque é uma oportunidade de mostrar meu trabalho nesse projeto e, em segundo, substituir uma pessoa por quem eu tenho um carinho imenso e que não pode participar por conta de seu estado de saúde”, disse Vital Lima, explicando que essa não será uma live qualquer. “É mais sofisticada. A gente tá ensaiando mesmo, uma coisa super bem cuidada, uma produção bacana que estão fazendo pra ter algo tão significativo como o encontro de vários estados. Eu acho maravilhoso. A gente tem essa coisa do entorno onde vivemos em comum. Obviamente, é cada um dentro do seu estilo, mas tem essa coisa multifacetada, tendo em comum sermos nativos da Amazônia”, disse o representante paraense.

Viva Nilson Chaves!

Todos que participam do “Encontros & Cantos” fazem questão de demonstrar a importância de Nilson Chaves para a música da região, como reforça Torrinho, um dos anfitriões.”Eu tenho a grande alegria de ter amizade com artistas de todo Brasil, mas especialmente do Norte e, principalmente, de Belém. Muitos amigos como compositores, cantores, instrumentistas. Vamos fazer essa homenagem ao Nilson, que adoeceu, chamando o Vital, que é esse parceiro histórico dele”, comenta Zeca Torres. O amazonense ressalta ainda que, no decorrer da apresentação, será divulgado também a campanha solidário para arrecadar doações em dinheiro para Nilson Chaves, que se recupera de um grave quadro de covid-19 que o impede de soltar sua voz para trabalhar. Quem quiser ajudar imediatamente basta acessar o link: vakinha.com.br/1585009.

image Encontro marca integração da música da Amazônia (Divulgação)

Incapaz de ignorar essa pandemia que assola o mundo, a outra convidada, Patrícia Bastos, disse que pensou duas vezes antes de aceitar estar na apresentação, mas ficou mais tranquila ao ver os cuidados que vêm sendo tomados pela produção. “Fiquei encantada, mas fiquei com aquele receio quando veio o convite, por causa da pandemia. Então, com todos os cuidados, vamos ter esse encontro e cantar com pessoas tão queridas, que a gente admira tanto. Tem o Vital, que é um super querido, que eu não encontrava há um tempo com ele e foi uma oportunidade de encontrá-lo. Ainda mais com uma homenagem ao Nilson Chaves, que passou por um momento difícil mas está lá hoje, vivo, e isso dá uma alegria muito grande pra gente”, disse a cantora macapaense, que já foi indicada ao Grammy Latino, reforçando que a música se faz necessária em um período difícil como esse.

Mais do que uma reunião de talentos, a “Encontros & Contos” é uma oportunidade do próprio amazônida compreender a beleza e a complexidade que é a produção cultural feita  na vastidão de um território rico de tudo, que traz influências da raiz brasileira e também  internacionais. Carimbó, jazz, MPB, toadas, batuque e marabaixo se misturam nessa que promete ser uma experiência musical única e inovadora. Para a outra anfitriã, Márcia Siqueira, essa integração entre os artistas da terra é o que a deixa mais feliz com a apresentação. 

“Tá sendo um prazer, poder dividir o palco com a Patrícia, uma cantora espetacular, grande intérprete da região norte e do Brasil, além de Vital Lima e Torrinho. O Amapá e o Pará já dialogam há muito tempo, e o Amazonas entra nesse circuito, nessa conversa, somando as forças. É um projeto que eu tenho certeza que vai render bons frutos também por homenagear um dos ícones da música do Norte, um grande artista da música popular brasileira criativa que é o Nilson Chaves. Então, vai ser uma noite incrível e tá sendo muito prazeroso fazer parte disso”, convida a “Rosa Vermelha” do Boi Garantido, ícone do Festival Folclórico de Parintins, para esse encontro que vai cantar em verso e melodia os segredos que permeiam a Amazônia.

Serviço: 

Live ‘Encontros & Cantos da Amazônia’

Dia 20/12, às 19h (horário de Brasília, 18h em Manaus) 

Transmissão ao vivo pelo canal youtube.com/portodelenhaproducoes e no Facebook da Porto de Lenha Produções (@portodelenhaam).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA