MENU

BUSCA

Museus e memoriais do Estado terão entrada gratuita aos domingos e feriados

A medida vale para todos os espaços do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM) e busca democratizar o acesso à cultura no estado

Gabi Gutierrez

A partir deste domingo (13), visitar museus e memoriais públicos no Pará ficará ainda mais acessível. Todos os espaços que compõem o Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), vinculados à Secretaria de Estado de Cultura (Secult), terão entrada gratuita aos domingos e feriados. A medida tem como objetivo ampliar o acesso da população à cultura, à memória e ao patrimônio histórico e artístico do estado.

A gratuidade contempla espaços tradicionais como o Museu do Círio, Museu de Arte Sacra, Museu do Estado do Pará, Museu da Imagem e do Som, Forte do Presépio, Casa das Onze Janelas, Museu de Gemas, Memorial da Cabanagem, Memorial Verônica Tembé, entre outros. Ao todo, mais de dez equipamentos culturais em Belém e o Museu do Marajó, em Cachoeira do Arari, fazem parte da iniciativa.

“A gratuidade é um convite aberto à população para que ocupe esses espaços, conheça mais sobre a história do Pará e fortaleça a relação com a memória e a produção cultural”, afirma a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal.

VEJA MAIS:

Ônibus de graça em Belém? Prefeito anuncia dias gratuitos no transporte público
População terá passe livre aos domingos e feriados. Nova tarifa de R$ 4,60 também foi anunciada


Veja 10 locais em Belém para visitar e apreciar as tradições populares
Saiba quais são os espaços abertos para visitação que mantêm e preservam a herança cultural

“A população sente falta, nos cobra, quer estar nos museus, viver essas experiências. E isso é a maior prova de que museu é, sim, lugar pra todo mundo”, reforça a secretária.

Museu do Marajó: reabertura em breve

A única exceção à gratuidade aos domingos e feriados, por enquanto, é o Museu do Marajó, que segue fechado até 30 de abril para obras de readequação. O espaço ganhará uma sala de cinema de 105 m², com capacidade para 55 pessoas, tela de 130 polegadas e ar-condicionado, por meio de um investimento de R$ 3,7 milhões, viabilizado pela Lei Paulo Gustavo.

O mesmo projeto também permitirá melhorias em salas de exibição da Estação Cultural de Icoaraci, no Museu de Arte Sacra e no auditório Eneida de Moraes, no Palacete Faciola, todos em Belém.

Visitação gratuita às terças-feiras continua

Além dos domingos e feriados, a entrada já é gratuita às terças-feiras. Para conferir horários de funcionamento, programações e atividades dos museus do SIMM, basta acessar o site museus.pa.gov.br ou seguir a Secult no Instagram: @secultpara.

Cultura