Veja 10 locais em Belém para visitar e apreciar as tradições populares
Saiba quais são os espaços abertos para visitação que mantêm e preservam a herança cultural
No próximo domingo, dia 22 de agosto, é celebrado o “Dia do Folclore”, e a região Norte e o Pará são ricos em manifestações populares e tradições que expressam a cultura e costumes dos povos amazônicos. Eles são representados por meio dos mitos, lendas, provérbios, danças, comidas, costumes, crenças e vários outros itens repassados de geração em geração. Essa data é comemorada em vários espaços e instituições no estado por meio de eventos e atrações voltados ao tema.
Na capital paraense, por exemplo, existem diversos lugares que, durante todo o ano, ficam abertos e podem ser visitados para quem deseja estar mais perto dessa diversidade cultural; confira:
Centur
O Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves (CENTUR) realiza atividades e eventos que valorizam a produção e circulação de bens artístico culturais paraenses e da Arte regional. Nele, o público pode encontrar espaços e programas como o Teatro Margarida Schivasappa, Cine Teatro Líbero Luxardo, Galerias Theodoro Braga e Benedito Nunes e Centro de Eventos Ismael Neves, que realizam ações sobre a herança popular.
Unidade Núcleo de Oficinas Curro Velho
Possui teatro, anfiteatro, biblioteca e o Núcleo de Práticas de Ofício e Produção para a realização de oficinas, cursos, espetáculos e programações diversas.
Unidade Casa das Artes
É sede de cursos, oficinas, mostras, espetáculos com a temática da qualificação em arte e ofício, sobretudo no fomento ao audiovisual, dispondo de auditório/cinema, galeria, biblioteca, sala de dança, entre outros.
Unidade Teatro Experimental Waldemar Henrique
Destinado à realização de espetáculos de teatro, dança e música.
Unidade Casa da Linguagem
Possui biblioteca, auditório/cinema, galeria e instalações voltadas para cursos, oficinas e programações centradas em ações de linguagem verbal.
(Reprodução: Arquivo OLiberal)
Estação das Docas
Estação das Docas é um dos complexos turísticos que possuem diversas referências à região amazônica. Possui espaço voltados a gastronomia, cultura, moda e eventos. Lá é possível encontrar teatro, espaços para música e dança regionais, com uma programação diversa todos os dias.
Passeio de barco 'Orla ao Entardecer'
O passeio pela Baía do Guajará realiza uma viagem lúdica, musical e divertida, pelo rio e pela cultura do estado do Pará. Na programação, é possível apreciar a vista, comidas típicas e as danças regionais.
(Reprodução: Igor Mota / Arquivo OLiberal)
Praça da República
Uma das mais antigas e importantes de Belém. Ao seu redor funcionam o Teatro da Paz, o Núcleo de Artes da UFPA e o Bar do Parque. Na praça a programação é diversa, todos os fins de semana são realizadas manifestações culturais e uma variada feira de artesanato com itens que valorizam a região.
O Theatro da Paz
É um espaço voltado à apresentações e eventos culturais regionais, nacionais e internacionais. Também realizam visitas guiadas contando sobre a história do local e a influência da construção na cidade.
Museu do Círio Belém
Foi criado em 1986 para retratar a história da devoção popular em torno da celebração do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. A maior manifestação religiosa do Estado do Pará, e uma das maiores do Mundo, é tombada como patrimônio cultural imaterial brasileiro.
(Reprodução: Akira Onuma / Arquivo OLiberal)