Muralista Eduardo Kobra faz novo grafite na Itália
Trabalho tem 12 metros de altura, feito e diretamente no mármore é inspirado em “Davi”.

O muralista brasileiro Eduardo Kobra está produzindo um de seus trabalhos mais desafiadores. Ele pinta um imenso mural, de 12 metros de altura por 20 de largura, diretamente no mármore, no alto de uma das pedreiras de Carrara, na Itália, onde Michelangelo e tantos outros artistas italianos buscavam o mármore para suas obras. O mural, de nome ainda indefinido, é inspirado na obra “Davi”, de Michelangelo e deve ficar pronto até o final de semana. Antes de pintar em Carrara, Kobra passou quatro dias em Florença, visitando galerias e museus, para se aprofundar nas obras de pintores e escultores italianos, especialmente Michelangelo.
A Itália é a quarta etapa da viagem de Kobra. De 16 a 23 de abril, ele esteve em Blantyre, em Malawi, África, onde pintou dois murais em um hospital infantil, a convite da cantora Madonna. Depois, de 24 de abril a 2 de maio, realizou em Murcia, na Espanha, o mural “Dali” (sobre o pintor Salvador Dalí), obra que já se tornou atração cultural e turística na cidade.
De 3 a 7 de maio, Kobra foi para Dusseldorf, na Alemanha, onde fez uma breve exposição de cinco de suas telas inspiradas em mães de todo o mundo. “Nessa exposição volto a um tema que utilizei no mural ‘Etnias – Todos Somos Um’, no Boulevard Olímpico, no Rio de Janeiro, pouco antes dos Jogos Olímpicos. São telas, de 2X3 metros, onde pintei cenas de mães e filhos, para mostrar através da arte o que todos nós, seres humanos - de todas as raças, países e religiões - temos em comum: o amor”, conta Eduardo Kobra, que acrescenta: “Como meu filho nasceu há poucos meses, as cenas que vi em casa do Pedrinho com a minha esposa, Andressa, inspiraram-me a falar do amor através do amor de mãe e filho”.
Depois, o artista voltou para a Espanha, onde se encontrou com Neymar e fez também um mural, privado, na casa do jogador. Em junho, Kobra retorna para o Brasil, para lançar seu livro – “Kobra” - que traz fotos e textos sobre seus principais murais no Brasil e no mundo, e para inaugurar o “Maior Mural do Mundo”. A obra ocupa todo um imenso paredão às margens da rodovia Castelo Branco (km 35).
O novo mural de Kobra, iniciado no dia 15 de fevereiro, tem quase o dobro do tamanho do mural “Etnias – Todos Somos Um”, pintado por Kobra em 2016 no Boulervard Olímpico, no Rio de Janeiro, às vésperas dos Jogos Olímpicos, com cerca de três mil metros quadrados e que entrou para o Guinness World Record, o Livro dos Recordes. “A proporção é inacreditável. Foi um grande desafio fazer essa nova obra”, conta o artista. “Antes de cada obra que faço há sempre muita pesquisa, como no caso recente da pintura sobre Anne Frank (‘Let me be myself’ – ‘Deixem-me ser eu mesma’), quando li ‘O Diário de Anne Frank’, assisti a dezenas de documentários e visitei a Casa de Anne Frank, em Amsterdã”.
No início do ano, Kobra esteve em Dubai, nos Emirados Árabes, para participar pela quarta vez do “Dubai Canvas at City Walk”, festiva de arte em 3D. Kobra fez um painel tridimensional, onde utilizou uma técnica inovadora, em que a imagem sofre uma distorção, ocupando um piso de quatro por quatro metros e duas paredes em quina, cada uma delas com quatro por quatro metros também. As três partes formaram uma única imagem e quando as pessoas se posicionaram no ângulo correto, tiveram a imagem em 3D. O painel foi completamente anamórfico. As distorções ocorreram nos diferentes pontos, pisos e paredes.
“O tema do festival era ‘Felicidade’. Criei a obra ‘Sonho de um Menino”, uma imagem de 50 metros quadrados, em que utilizei escadas, tintas acrílicas, giz e spray. A pintura, representa o sonho da construção de Dubai, onde a partir da areia do deserto nasceu e floresceu um dos mais importantes centros turísticos e econômicos do mundo”, afirma o artista, que aproveitou a viagem para fazer contatos com artistas de 3D de diversos países, muitos dos quais serão convidados para o “1º. Chalk Festival Brasil”, que Kobra fará no segundo semestre de 2017, no Memorial da América Latina, em São Paulo.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA