Mostra de dança promove intercâmbio entre companhias em Belém

A quinta edição do 'Sapateia Belém' reúne grupos de dança no teatro Estação Gasômetro

Thainá Dias

Fortalecer e conectar grupos e escolas de dança na arte do Sapateado Americano e da Dança Flamenca é um dos principais objetivos do “Sapateia Belém”. O evento, que está na sua quinta edição, será realizado nesta quarta-feira, 1, no palco do Teatro Gasômetro, a partir das 19h. O evento contará ainda com um workshop de Sapateado com o professor Tiago Assis, as 15h, no mesmo local. A bailarina Roseane Ramirez será homenageada pelo festival, devido sua contribuição na dança, durante anos no estado do Pará.

VEJA MAIS

image Companhia Mirai de Dança celebra 15 anos de história com grande espetáculo
O espetáculo “Experiência Mirai 15 anos” mostra o caminho trilhado durante os 15 anos de existência nos palcos de Belém

image Dia da Dança tem programações na Usina da Paz de Marituba e Estação Cultural de Icoaraci
Apresentações e oficinas gratuitas são oferecidas ao longo do dia

image Companhia paraense de dança em cadeira de rodas estreia em festival da Funarte
Espetáculo traz inovações técnicas e tecnológicas, além de ampliar as possibilidades de movimento para os bailarinos com mobilidade reduzida

A bailaria e organizadora do evento, Larissa Boulhosa, explica que diante dos anos atuando como professora de sapateado americano e de dança flamenca sempre percebeu um défict com relação a eventos e espaços dedicados para a mostra dessas modalidades de dança. A partir disso, passou a pensar em um evento com o intuito de reunir bailarinos e admiradores desse tipo de arte.

Segundo Larissa Boulhosa, o “Sapateia” surgiu em 2018. “Na época eu tinha várias turmas de sapateado e um Grupo Tap Kids, então senti a necessidade de fazer um evento diferenciado nesse estilo de dança”, iniciou. Larissa explicou ainda que o público está mais acostumado a prestigiar eventos de Ballet Clássico e Dança Moderna. “São modalidades pouca exploradas na área da dança em nosso estado, então o evento vem enaltecer esses ritmos e resguardar seus conhecimentos culturais”, explicou.

Larissa destacou ainda que o público vai poder assistir coreografias do infantil ao adulto , entre eles solos, duos , conjuntos, destacando a participação de um Grupo da Terceira Idade que está desde a primeira edição, além da apresentação  de um duo de mãe e filha. “Acredito que o professor paraense Tiago Assis vai contribuir ainda mais para o conhecimento de quem estará participando”, enfatizou.

A diretora ainda acrescentou que o sapateado e a dança flamenca são danças democráticas, que envolvem todo tipo de público. “Em Belém tem um grande público que pratica. A gente vê isso com o aumento do número de companhias do ano passado para esse ano".

Conheça um pouco sobre as danças

O sapateado americano surgiu nos EUA na primeira metade do século XIX na fusão que uniu ritmos e danças dos escravos que já possuíam um estilo de dança próprio baseado nos sons corporais, com os estilos de sapateado praticados pelos imigrantes irlandeses e colonizadores ingleses.

Já a dança flamenca é uma união da dança oriental com o folclore ocidental, resultou na dança Espanhola. Nela, a concentração dos movimentos dos quadris das costas e dos braços criam uma atmosfera de mistério e sensualidade tipicamente oriental, enquanto os sapatos, a rapidez as batidas dos pés e as palmas são expressões típicas da dança ocidental.

Agende-se

“Sapateia Belém – Quinta edição”

Data: 01/01

Hora: 15h (worshop) – 19h (apresentações de dança)

Local: Teatro Gasômetro (Av. Gov Magalhães Barata, 830 - São Brás, Belém - PA, 66063-240)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA