Mostra de dança promove intercâmbio entre companhias
A segunda edição do 'Sapateia Belém' reúne 15 grupos no teatro Estação Gasômetro

A segunda edição do "Sapateia Belém" vai reunir 15 companhias de dança de sapateado e de dança flamenca de Belém, neste domingo (3), às 19h30, no teatro Estação Gasômetro. O evento vai mostrar a diversidade da modalidade artística realizada no estado. A entrada custa R$20,00.
A bailaria e organizadora do evento, Larissa Boulhosa, explica que diante dos anos atuando como professora de sapateado americano e de dança flamenca sempre percebeu um défict com relação a eventos e espaços dedicados para a mostra dessas modalidades de dança. A partir disso, passou a pensar em um evento com o intuito de reunir bailarinos e admiradores desse tipo de arte.
"O evento vem com o intuito de promover a mostra de dança tanto para o público que pratica a dança, mas também para o público que é apenas admirador. É uma forma de ocasionar o intercâmbio e aprendizado", destaca a bailarina.
No ano passado, na primeira edição do evento foi possível reunir oito companhia de dança. Esse ano, com a segunda edição a organização do evento conseguiu reunir quase o dobro, vão se apresentar 15 companhias com bailarinos do da classificação infantil até a melhor idade.
"O sapateado e a dança flamenca são danças democráticas, que envolvem todo tipo de público. E aqui em Belém tem um grande público que pratica. A gente vê isso com o aumento do número de companhias do ano passado para esse ano", acrescenta Larissa Boulhosa.
Conheça um pouco sobre as danças
O sapateado americano surgiu nos EUA na primeira metade do século XIX na fusão que uniu ritmos e danças dos escravos que já possuíam um estilo de dança próprio baseado nos sons corporais, com os estilos de sapateado praticados pelos imigrantes irlandeses e colonizadores ingleses.
O sapateado americano acrescentou à forma irlandesa da dança toda a riqueza musical e de movimentos dos ritmos dançados pelos africanos e com isso criou uma modalidade de dança ímpar e que se espalharia, posteriormente, por todo o território dos EUA e, durante o século XX, diversos outros países.
A dança flamenca é uma união da dança oriental com o folclore ocidental, resultou na dança Espanhola. Nela, a concentração dos movimentos dos quadris das costas e dos braços criam uma atmosfera de mistério e sensualidade tipicamente oriental, enquanto os sapatos, a rapidez as batidas dos pés e as palmas são expressões típicas da dança ocidental.
A cultura do flamenco é originária da Andaluzia em Espanha, mas tornou-se um dos ícones da música espanhola e até mesmo da cultura espanhola em geral. Muitos dos detalhes do desenvolvimento do flamenco foram perdidos na história do flamenco e existem várias razões para essa falta de evidências históricas:
Agende-se:
"Sapateia Belém II"
Local: Estação Gasômetro
Data: domingo, 3 de novembro, 19h30
Ingresso: R$ 20,00
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA