Mostra de Cinema movimenta a Vila da Barca
Resultado de oficinas será conhecido hoje
Hoje, 07, a Vila da Barca, no bairro do Telégrafo recebe a Mostra de Cinema na Barca. Com resultados de oficinas realizadas com jovens, protagonistas da sua história na comunidade, o evento está no seu segundo dia.
No primeiro, os jovens moradores da Vila da Barca participaram de duas oficinas voltadas para produção digital, uma oficina de mídias móveis com o fotógrafo e educador Rafael Fernando e outra de produção de conteúdo para as redes sociais com a jornalista Joyce Cursino e Suane Barreirinhas.
Os participantes estão em formação continuada dentro do projeto Barca Literária. O resultado dessas oficinas será conhecido hoje.
“Para mim foi uma experiência muito importância, porque as crianças da Vila da Barca da tem essa consciência que aqui é um espaço de cultura, resistência. Vê as crianças mostrando essa aptidão para o audiovisual, para as artes visuais é pensar que a gente pode quebrar os estereótipos que se constroem sobre o espaço da Vila, que acaba sendo enclausurada uma visão negativa de marginalização, tráfico de drogas, isso não resume o que é a vila, ela está muito além disso, desses problemas sociais, ela não está à mercê da violência”, disse Rafael Fernando, fotógrafo e educador.
“A transformação está vindo com o trabalho deles, além do resgate social, de melhorias voltadas para a educação e segurança alimentar, as crianças se sentem amadas por esse projeto. O afeto, carinho e amor, ajudam a transformar a vida deles. E pensar em ferramentas, em recursos como a arte e educação, pensar no acesso deles a esses dispositivos, como celulares e câmeras, pode fomentar no futuro uma profissão para esses jovens, que eles tenham um olhar crítico sobre a realidade e queiram transformar, agir, não só uma questão conceitual, mas é voltada para ação: meninas e meninos engajados pela visão crítica, leitura, cidadania”, acrescenta.
Fazendo referência ao Dia da Amazônia, celebrado no dia 05 de setembro, a Mostra de Cinema na Barca, projeto contemplado no Edital Preamar de Arte e Cultura, tem objetivo democratizar o acesso à sétima arte. A programação, realizada no Espaço da Barca Literária, nas palafitas da Vila, prevê a exibição de vídeos de proteção ambiental e cuidado com meio ambiente, além de outras produções dos jovens como um mini documentário da Vila da Barca produzido pelo projeto Telas em movimento.
Segundo Yala Franco, uma das coordenadoras da Mostra, o evento pretende democratizar o acesso à cultura, arte e ao cinema. “Estamos levando o entretenimento, mas a democratização do cinema é muito importante, pois ela vai atingir e dar oportunidades as pessoas que não tem como ir ao cinema, que não chega a periferia. E vamos conseguir essa transformação social que vai ser de grande valia, através do cinema que transforma a vida de cada um. Muitos moradores irão se enxergar durante a exibição dos vídeos e filmes”, explica.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA