Joan Plowright, atriz de 'Dennis - O Pimentinha' e '101 Dálmatas', morre aos 95 anos
Causa da morte não foi divulgada pela família
Morreu aos 95 anos a atriz britânica Joan Plowright, conhecida por atuações memoráveis no cinema. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (17) pela família à BBC, que expressou seu orgulho pela vida e legado de Plowright, descrevendo-a como "um ser humano amoroso e profundamente inclusivo". A causa da morte não foi divulgada.
Joan Plowright foi uma das maiores estrelas do teatro britânico, com uma carreira consolidada desde sua formação na Old Vic Theatre School. Ela trabalhou com diretores lendários, como Orson Welles, John Osborne e Shelagh Delaney, conquistando, inclusive, um Tony por sua atuação na peça "A Taste of Honey".
No cinema, Plowright brilhou em produções marcantes. Ela foi indicada ao Oscar por "Um Sonho de Primavera" (1991), filme que impulsionou sua carreira em Hollywood. No Brasil, ficou conhecida por papéis carismáticos em "Dennis - O Pimentinha" (1993) e "101 Dálmatas" (1996). Outros sucessos incluem "O Último Grande Herói" (1993), "Jane Eyre" (1996), "Chá com Mussolini" (1999), "Dinossauro" (2000), "A Casa Caiu" (2003) e "As Crônicas de Spiderwick" (2008).
VEJA MAIS
Nos anos 1960, Joan também ganhou destaque na vida pessoal ao se casar com o ator Laurence Olivier, um dos grandes nomes do teatro e cinema britânico. O casal compartilhou palcos e telas em colaborações marcantes, como "Vida de Artista" (1961). A união durou até a morte de Olivier, em 1989.
Plowright passou seus últimos anos em Sussex, na Inglaterra, rodeada por familiares e amigos, vivendo "momentos de risos e boas lembranças", segundo comunicado de seus entes queridos.
(*Estagiária Hannah Franco, sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web em OLiberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA