Mangueirosamente recebe médico paraense responsável por congresso mundial em cirurgia plástica
Valter Santos fala da luta para entrar no curso de medicina
O novo episódio de "Mangueirosamente", com apresentação do jornalista e colunista Ismaelino Pinto, será com o médico cirurgião plástico Valter Santos. Valter é paraense, cresceu no distrito de Icoaraci e, atualmente, mora na Europa e é responsável pela organização de um congresso mundial de cirurgia plástica, que acontece em Mônaco. Quem quiser saber sobre a história do paraense, o episódio será liberado, nesta sexta (26), às 19h.
O médico paraense cresceu no distrito de Icoaraci, estudante de escola pública e sempre teve vontade de fazer medicina, mas como precisava trabalhar para ajudar a família, iniciou as atividades profissionais trabalhando em banco. Em meio a isso, conseguiu ingressar na universidade e conciliava os estudos com o trabalho.
Depois de formado se mudou de Belém e passou a integrar a equipe de Ivo Pitanguy. Com a visibilidade, recebeu convite para trabalhar na Europa, onde passou por algumas localidades. Atualmente, o cirurgião mora em Nice, na França.
Com essa experiência fora do Brasil, ele resolveu montar uma equipe para realizar o congresso em Mônaco. "O Brasil é um país referência com boas cirurgias e, além disso, há um grande mercado, pois os brasileiros também são consumidores desse serviço. Portanto, é muito bom ter um paraense a frente dessa iniciativa", comentou Ismaelino sobre o bate-papo.
A sétima edição do congresso será em 2023 e abordará temas relacionados a novas técnicas, equipamentos e é um evento apoiado pelo principado de Mônaco.
Apesar de morar na França, Valter não deixa de vir ao Brasil, ele tem consultório em Belém e São Paulo e faz visitas ao país com um certa frequência. Ele disse que está preparando uma espécie de paraíso, na estrada da ilha de Mosqueiro, pois no futuro pretende voltar a morar no Pará, lugar onde nasceu.
“Ele disse que mora na Europa, mas sempre pensa em voltar para a Amazônia, por isso está preparando esse lugar para quando se aposentar”, acrescenta Ismaelino sobre a entrevista.
O videocast “Mangueirosamente”, um programa em formato de bate-papo para falar sobre os principais assuntos culturais de Belém do Pará e suas memórias. Colunista do jornal impresso há mais de vinte anos, Ismaelino se reinventa nas plataformas digitais do veículo e vem realizando programas regados de cultura e doces lembranças.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA