Magia do Circo invade a escola Ruy Paranatinga Barata, em Belém

Apresentação aberta ao público é organizada pela Associação de Artistas Circenses, Palhaços e Animadores do Pará

Lucas Costa
fonte

Março também é conhecido como o mês em que a arte circense colore o coração de todo mundo, isto porque o dia 27 marca o Dia Internacional do Circo, em homenagem ao artista Abelardo Silva, conhecido como Palhaço Piolin. Para celebrar a arte dos circos, a Escola Ruy Paranatinga Barata, no bairro Maracangalha, recebe na manhã desta sexta-feira, às 9h, um espetáculo totalmente voluntário e aberto ao público.

A apresentação “O Circo Vai a Escola” é uma promoção da Associação de Artistas Circenses, Palhaços e Animadores do Estado do Pará, junto a Trupe Sorriso Circus e a Organização MMJ.

O artista Marco Eldon Rodrigues, conhecido como Palhaço Sorriso Amazônia é quem está a frente do espetáculo. Ele começou no circo aos sete anos de idade, e desde então não parou mais. Viajou o país todo, e há mais de 30 anos comemora o mês do circo com apresentações. Atualmente Marco dá aulas de circo gratuitas para crianças e adultos carentes no bairro do Tapanã, e também se apresenta em circos no interior do estado.

A apresentação desta sexta-feira é voluntária e totalmente gratuito. Marco destaca ainda que o show será um espetáculo de circo completo. “Alguns dos alunos da minha escola também estarão na apresentação, que vai ter acrobacia, malabares, mágica, tecido, lira, monociclo e muito mais”, diz.

Com sua escola de práticas circenses, Marco tem por objetivo fomentar a arte do estado. “Eu mantive a escola por conta própria ao longo de mais de um ano, até que consegui um apoio de um espaço no Tapanã. As aulas são gratuitas para crianças a partir de sete anos, e não tem limite de idade. Tenho, inclusive, um aluno com 52 anos”, conta Marco.

As aulas incluem práticas de iniciação em acrobacias de solo, malabares, monociclo, perna de pau, e diversas outras atividades circenses. “Todos os eventos que participo, levo alguns dos meus alunos para fomentar a atividade do circo, que ainda é muito desvalorizada aqui”, destaca.

O espetáculo que será apresentado gratuitamente nesta sexta-feira também é apresentado em outras escolas por Marco, que contratam o serviço. Desta vez, em comemoração ao Dia Internacional do Circo, a apresentação é totalmente voluntária.

“Nesse caso a violência no bairro é muito grande, e com isso estamos querendo fomentar a arte do circo e levar o projeto para lá. A ideia é começar uma oficina na escola para preencher o tempo dessas crianças, e assim, diminuir o risco de que elas se envolvam com o tráfico e violência”, justifica Marco.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA