Documentário de Oliver Stone sobre presidente Lula é exibido no Festival de Cannes
A 77ª edição do evento ocorre entre os dias 14 e 25 de maio, na França. O filme sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresenta o período entre a prisão, em 2018, e o retorno ao poder, em 2022.
Oliver Stone, cineasta norte-americano, exibe no 77º Festival de Cannes o documentário “Lula”, sobre o presidente do Brasil. A obra retrata o período entre 2018 e 2022, quando Luiz Inácio Lula da Silva foi preso e retornou ao poder executivo brasileiro. O anúncio foi feito nessa segunda-feira, 22, pelo festival.
VEJA MAIS
O documentário de Stone entrou na seção de “Exibições Especiais”, ao lado de “Spectateurs”, de Arnaud Desplechin; “Nasty”, de Tudor Giurgiu; e “An Unfinished Film”, de Lou Ye. O cineasta já dirigiu “Comandante” (2003), sobre o ex-presidente de Cuba Fidel Castro, e “Mi Amigo Hugo” (2014), do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez.
Segundo o diretor, em entrevista à AFP, o documentário aborda a “perseguição judicial, sobre o que aconteceu quando [Lula] foi um presidente bem-sucedido e o colocaram na prisão por corrupção, como é comum nesses países”. Entre 2018 e 2019, Lula ficou preso por quase 18 meses após condenação por corrupção durante a operação “Lava Jato”. As condenações foram anuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) posteriormente.
Oliver Stone viajou com o presidente Lula e as filmagens duraram meses.
(*Lívia Ximenes, estagiária sob supervisão da coordenadora de Oliberal.com, Heloá Canali)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA