Lula comemora as indicações de 'Ainda Estou Aqui' ao Oscar 2025: 'Quanto orgulho'
Em uma publicação nas redes sociais, o presidente comemorou em tom descontraído “A turma de ‘Ainda Estou Aqui’ já pode pedir música”
As indicações ao Oscar 2025 do filme “Ainda Estou Aqui” foram comemoradas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma publicação nas redes sociais nesta quinta-feira (23). Lula expressou o seu sentimento em relação à presença do longa brasileiro no Oscar “A turma de ‘Ainda Estou Aqui’ já pode pedir música. Quanto orgulho! Beijo para Fernanda Torres e Walter Sales.”, escreveu no X (antigo Twitter).
VEJA MAIS
Sob a direção de Walter Salles, o filme disputou nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro. Já Fernanda Torres, que faz a protagonista do longa, foi indicada com outras quatro atrizes para disputar o prêmio de Melhor Atriz. A nomeação foi divulgada na manhã desta quinta-feira (23) por meio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, nos Estados Unidos, em Los Angeles e a cerimônia do Oscar 2025 será realizada no dia 2 de março.
As indicações conquistadas pelo filme “Ainda Estou Aqui”, registram o retorno do Brasil na maior premiação do cinema mundial. O documentário “Democracia em Vertigem”, dirigido por Petra Costa, foi a última produção brasileira indicada à premiação de 2020 na categoria de Melhor Documentário. Antes disso, a animação “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu, concorreu em 2016 na categoria de Melhor Animação, mas perdeu a estatueta para a produção da Pixar, “Divertidamente”. Em 2004, outra produção brasileira havia sido indicada em quatro categorias. “Cidade de Deus” concorreu nas categorias Direção, Roteiro Adaptado, Montagem e Fotografia.
A atriz Fernanda Montenegro disputou o prêmio de Melhor Atriz em 1999, devido a sua performance em “Central do Brasil”, porém o prêmio foi vencido por Gwyneth Paltrow, protagonista de “Shakespeare Apaixonado”. Dessa forma, a presença de Fernanda Torres na disputa do prêmio de Melhor Atriz, marca não somente o retorno do cinema brasileiro à premiação, mas também um retorno familiar, já que Fernanda Torres é filha de Fernanda Montenegro.
(*Gustavo Vilhena, estagiário de Jornalismo, sob supervisão de Abílio Dantas, coordenador do núcleo de Cultura)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA