Livro icônico sobre grafismo marajoara é relançado pela quinta vez
Obra escrita em 1996 pelo padre Giovanni Gallo resgata a cultura artesanal do Marajó
O livro ‘Motivos Ornamentais da Cerâmica Marajoara’, escrito em 1996 pelo padre italiano Giovanni Gallo, que passou 30 anos da sua vida em missão no Marajó, foi relançado em sua quinta edição neste sábado (27), em Cachoeira do Arari, pelo Instituto Dea Maiorana (Idea) com patrocínio do Sebrae no Pará.
Ainda hoje o livro serve como fonte para estudantes, pesquisadores, artesãos e empreendedores do tema, devido às informações sobre grafismos encontrados em fragmentos de cerâmica, e também em vasos, pratos e outros artefatos, sendo uma referência para o estudo e a compreensão da cultura marajoara.
VEJA MAIS
O evento contou com a participação de bordadeiras do Marajó, que contribuem para que a cultura marajoara seja perpetuada por meio do vestuário e outros produtos que geram renda à população local.
Giovanni Gallo, nascido em Turim em 1927, fazia parte da Companhia de Jesus e chegou a recusar missões em países desenvolvidos para viver na Amazônia brasileira, especificamente Maranhão e Marajó, onde morou até sua morte, em 2003.
Em 1972 o missionário fundou o "Museu do Marajó Pe. Giovanni Gallo" em Cachoeira do Arari, onde reuniu frutos de suas pesquisas como arqueólogo, museólogo e fotógrafo, acerca da cultura, do povo e da cerâmica marajoara. O museu passou anos em reforma até reabrir em 2022, totalmente modernizado. Desde a reabertura, o espaço já recebeu mais de 125 mil visitantes.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA