Livro de super-heróis amazônicos lançado em comunidade ribeirinha no Pará ganha versão em inglês

O novo projeto celebra a comemoração do Dia do Meio Ambiente

Thainá Dias

Expandir a importância da Amazônia para todas as culturas e países é um dos principais objetivos do projeto literário “Amazon-Guerreiros da Amazônia”. A obra, em formato de trilogia, retrata a saga de jovens super-heróis em defesa da maior biodiversidade do mundo. Lançado no ano de 2017, o projeto agora ganhou uma versão em inglês, que será realizada pela Cultura Inglesa.

Traduzido para o inglês com o título “Amazon Warriors”, o conteúdo está sendo testado em várias turmas nas unidades da Cultura Inglesa no Ceará. O projeto pedagógico é inédito e desperta o interesse dos alunos pela preservação da Amazônia, além da prática do idioma. O objetivo é apresentar o projeto para as demais Culturas Inglesas e escolas no Brasil e, no futuro em escolas no exterior, disseminando assim a importância pela preservação da região amazônica.

Seminário do Museu do Amanhã debate o futuro da Amazônia
O evento acontece dentro da programação da exposição 'Fruturos - Tempos Amazônicos', nestas quinta e sexta-feiras, 28 e 29.

Ideia do livro surgiu quase 20 anos atrás

Segundo o autor do livro, Ronaldo Barcelos, a ideia do livro surgiu em 2002, quase vinte anos atrás. "Começamos esse projeto com o sonho de produzir desenho animado nacional, e tivemos essa oportunidade onde fizemos quatro episódios de animação. Então depois de viagens e estudos sobre a Amazônia, eu percebi muito potencial e pouco conhecimento acerca disso por parte dos brasileiros. E também percebi que faltava uma linguagem mais infantil sobre a necessidade de preservar essa nossa região tão rica”, explicou o autor.

“A versão inglês é uma grande conquista. Recebemos uma ajuda forte da Cultura Inglesa para ajustar os detalhes do livro e fazer o aprimoramento. Estou muito feliz com essa parceria porque facilita a expansão do livro, quanto mais a gente poder contar a história da Amazônia para o mundo, estaremos sempre ganhando”, concluiu o autor.

De acordo com a Cultura Inglesa, o processo de tradução de um idioma para o inglês é por fases entre correções, revisões, até chegar na versão final, que dura em média de três ou quatro meses. Primeiro, o professor lê todo o material, compreende, analisa e organiza qual a melhor forma de traduzir, respeitando os regionalismos, os hábitos e a cultura local.

Os três livros contam com dez personagens inspirados em animais da floresta. A história inicia com um encontro dos líderes indígenas momentos depois da colonização do Brasil. Eles criam uma comunidade chamada Amazon que é presenteada pela natureza com armaduras sagradas. Dez crianças e jovens são convocados para usar as armaduras, e cada vez que a floresta entra em perigo os super-heróis entram em ação.
 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA