Katy Perry viajará ao espaço com primeira tripulação 100% feminina da Blue Origin; entenda
Atriz vai embarcar na próxima segunda-feira (14) na nave New Shepard, de Jeff Bezos
A cantora Katy Perry está prestes a entrar para a história, desta vez, fora dos palcos. Ela será uma das seis passageiras do próximo voo espacial da Blue Origin, empresa do bilionário Jeff Bezos. A viagem suborbital acontece na próxima segunda-feira (14) e será marcada por um feito inédito: será a primeira tripulação composta apenas por mulheres desde 1963, quando a soviética Valentina Tereshkova se tornou a primeira mulher a ir sozinha ao espaço.
O lançamento está previsto para as 10h30 (horário de Brasília) e será transmitido ao vivo pelas redes sociais e site oficial da empresa. A nave New Shepard, modelo NS-31, irá decolar do estado do Texas, nos Estados Unidos, e realizará um voo turístico de aproximadamente 11 minutos, dos quais cerca de quatro serão em ambiente sem gravidade.
VEJA MAIS
Como será a viagem?
A bordo da cápsula da Blue Origin, as seis passageiras — incluindo Katy Perry — flutuarão livremente por alguns minutos e poderão observar a Terra do alto por janelas panorâmicas individuais. O voo irá cruzar a Linha de Kármán, limite simbólico entre a atmosfera terrestre e o espaço, localizada a cerca de 100 km de altitude.
A nave é totalmente autônoma e não exige piloto. Todos os comandos do voo serão controlados a partir da base terrestre, o que permite às passageiras focarem na experiência e na contemplação do espaço.
Preparo antes do lançamento
Nos dias que antecedem o voo, a tripulação participa de um treinamento intensivo no próprio local de lançamento. Elas aprendem como operar os equipamentos da cápsula, localizar câmeras, máscaras de oxigênio e entender o protocolo de comunicação com o solo.
O traje de voo é personalizado para cada passageira e elas ainda têm acesso a uma cápsula de teste idêntica à oficial, para se ambientarem com os assentos e os procedimentos de segurança. Até dois minutos e 30 segundos antes da decolagem, qualquer integrante do grupo pode desistir do voo utilizando os códigos “tempo limite” ou “não voarei”.
Quanto custa a experiência?
Voos turísticos como o de Katy Perry custam a partir de US$ 1 milhão (cerca de R$ 5 milhões, na cotação atual). A bordo da New Shepard, os passageiros vivenciam a sensação de ausência de peso, com velocidade superior a três vezes a do som, antes de retornarem à Terra com o auxílio de paraquedas.
Este será o 11º voo humano da nave New Shepard e o 31º da série total de lançamentos da empresa. Além de marcar a estreia da diva pop no espaço, a missão representa um importante símbolo para a participação feminina na exploração espacial comercial.
Confira detalhes da nave New Shepard:
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA