CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Iphan vota reconhecimento das Marujadas de São Benedito como Patrimônio Cultural do Brasil

As Marujadas de São Benedito, festividade do Pará, podem ganhar o registro na próxima quarta-feira, 4

O Liberal
fonte

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realiza hoje, 3, e amanhã, 4, a 105ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, que vai decidir sobre o reconhecimento de quatro bens como Patrimônio Cultural do Brasil. Entre eles, estão as Marujadas de São Benedito, festividade do Pará, que podem ganhar o registro na próxima quarta-feira. A reunião será na sede do Instituto, em Brasília (DF), das 9h às 18h, com transmissão pelo canal do Iphan no Youtube.

O Iphan vai decidir também sobre os processos de tombamento da Capela de Nossa Senhora da Conceição do Tamanduá, em Balsa Nova,no Paraná; do Forte de São José, Reduto São Teodósio e Muralhas do Forte da Entrada, no Rio de Janeiro e do Conjunto histórico, arquitetônico e paisagístico formado pelas fortificações de Santa Cruz, Praia de Fora e Imbuhy, em Niterói (RJ).

O Instituto votará também a indicação de candidatura do Maracatu Nação à lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade (Unesco). Serão apreciados, ainda, os processos de revalidação da Roda de Capoeira e Ofício dos Mestres de Capoeira; do Ritual Yaokwa do povo indígena Enawenê Nawê; e do Jongo do Sudeste.

VEJA MAIS

image Toni Soares lança "Marujada" segundo álbum em homenagem à festa de São Benedito
Cantor e compositor de Bragança está com projeto de lançar quatro álbuns inspirados na Marujada bragantina

image Pará ganha mais um Ponto de Cultura: Instituto Nova Amazônia, de Bragança
Além de Ponto de Cultura, o INÃ é reconhecido como Ponto de Memória desde 2023 pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Conheça e colabore!

image Dia de proteção aos mangues: o que são os manguezais e qual a importância de conservá-los?
Nesta sexta-feira, 26 de julho, é comemorado o Dia Mundial de Proteção aos Manguezais. A data é um lembrete da importância da preservação deste que é um dos ecossistemas mais produtivos do mundo

Instrumentos de proteção

O tombamento assegura a preservação de bens móveis e imóveis de valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental contra mutilações e destruição. Já as manifestações culturais imateriais, como saberes, ofícios, formas de expressão, celebrações e rituais são protegidos por meio do instrumento denominado registro, que busca assegurar a continuidade e valorização dos bens culturais imateriais reconhecidos como Patrimônio Cultural do Brasil.

A revalidação está relacionada a bens imateriais já reconhecidos como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan. O procedimento deve ser realizado pelo menos a cada dez anos, para avaliar a atual situação desses bens imateriais, levantar informações, averiguar a efetividade das ações de salvaguarda, verificar mudanças nos sentidos e significados atribuídos ao bem, entre outras questões.

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural é o órgão colegiado de decisão máxima do Iphan para os assuntos relacionados ao patrimônio brasileiro material e imaterial. É o responsável pelo exame, apreciação e decisões relacionadas à proteção do Patrimônio Cultural Brasileiro.

Essa atuação abrange o tombamento e rerratificação de tombamento de bens culturais de natureza material, o registro e reavaliação de registro de bens culturais imateriais e a autorização para a saída temporária do país de bens acautelados pela União, além de opinar sobre outras questões relevantes.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA