Inteligência artificial ressuscita Machado de Assis e comenta possível traição de Capitu; vídeo

Academia Brasileira de Letras (ABL) inaugurou avatar do autor e responder a perguntas do público

O Liberal
fonte

O escritor Machado de Assis, morto em 1908, voltou à vida no século XXI com inteligência artificial. O projeto da Academia Brasileira de Letras (ABL) é o primeiro desenvolvido para as pessoas interagirem com o avatar de escritor brasileiro. Em uma tela, que conta com microfones, os visitantes da ABL no Rio de Janeiro podem ver avatar e conversar sobre as obras e a vida pessoal do fundador e mais ilustre imortal da ABL.

O dispositivo permite à inteligência artificial ouvir, entender perguntas dos interlocutores e responder com clareza. A volta de Machado é resultado de uma tecnologia da empresa Euvatar Storyliving. O repertório intelectual da máquina foi montado por profissionais da ABL, a partir de uma ampla pesquisa envolvendo as obras do autor e estudos sobre ele. Mais de um milhão de palavras alimentam a inteligência. Veja!

VEJA MAIS 

image Totens usam inteligência artificial para fazer leitura facial e identificar placas de veículos
Cinquenta equipamentos passam a funcionar em Belém, Ananindeua, Altamira, Marabá e Santarém

O avatar responde as perguntas dos visitantes com um sotaque paulista, como Machado de Assis. Em entrevista ao jornal O Globo, o olograma respondeu se Capitu traiu ou não Bentinho.

"Eu, como autor, deixei a dúvida no ar por meio do narrador Bentinho, que suspeita da traição de Capitu. A veracidade desse evento é deixada à interpretação do leitor, tornando-se parte da genialidade da obra o fato de que a resposta permanece subjetiva. Portanto, a questão de se Capitu traiu ou não Bentinho permanece um mistério aberto a diferentes pontos de vista e análises", diz a inteligência artificial de Machado de Assis.

image OpenAI apresenta Sora, inteligência artificial que cria vídeos realistas a partir de textos curtos
Ferramenta ainda está em fase de desenvolvimento e não está disponível ao público

A empresa gaúcha Euvatar Storyliving garante que a ressurreição digital de Machado de Assis é fruto de uma tecnologia única a nível global - a Euvatar.ai. De acordo com Flávia Peres, CEO da empresa, o diferencial é a unificação da inteligência generativa com fala, avatares 3D e busca em banco de dados em tempo real.

"Hoje temos plugins e plataformas de código aberto que permitem uma série de integrações, mas o Euvatar.aí traz um sistema próprio de pesquisa e busca em banco de dados", explica. "Significa que as pessoas poderão conversar com os avatares de forma digital e contratar esse tipo de serviço para suas empresas, tornando o atendimento mais humanizado sobretudo para pessoas de idade que não se adaptam ao uso de tecnologia", complementa.

image Novas tecnologias aquecem setor de segurança privada no Pará
Reconhecimento facial, drones, inteligência artificial já são realidade em Belém, apesar do alto custo

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA