História: Museu do Videogame resgata memórias afetivas em Ananindeua
Exposição com entrada gratuita ficará aberta até o dia 06 de novembro no Shopping Metrópole
Não se pode negar que a arte de jogar vídeo game vai além da idade, para muitas pessoas, é uma grande paixão. E para os amantes dessa arte, uma boa notícia! Ananindeua receberá o Museu do Videogame Itinerante, que se inicia no sábado (22), no Shopping Metrópole com entrada gratuita. O público poderá conferir mais de 350 consoles de todas as gerações em exposições, dezenas de consoles antigos e atuais para jogar, além de um palco de dança, simuladores de corridas, torneios de jogos antigos e atuais, controles gigantes, realidade virtual e as áreas PlayStation 5, Xbox Series e Nintendo Switch. A programação será na Praça Central do shopping, piso L2, das 15h às 21h, até o dia 6 de novembro.
Segundo curador do evento, Cleidison Lima, “o Museu do Videogame Itinerante surgiu em 2011, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Ele é fruto de uma coleção de 25 anos e, na verdade, só existe por causa de uma ‘DR de casal’. Isso mesmo! Todos os videogames da exposição estavam em minha casa. Todos os videogames ficavam pendurados pela casa inteira como se fossem quadros. Só não havia videogames no banheiro e na cozinha. Até que, em um dia de fúria, minha esposa, Janaína Ivo, deu um ultimato: ‘Ou você transforma essa sua coleção em um museu, para tirar de casa, ou você vai sair de casa com eles’. Eu mostrei, portanto, quem manda em casa: ela”, confessou animado.
A mostra recebe cerca de cinco milhões de visitantes ao ano e já passou por 18 estados brasileiros, é o primeiro do gênero do país registrado pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus). Em 2014, recebeu o prêmio do Ministério da Cultura como o museu mais criativo do país. Em 2016, foi um dos museus brasileiros escolhidos para representar o país no maior encontro de museus do mundo, em Paris. Em 2019, foi uma das atrações da London Games Festival, o maior evento de games da Inglaterra. A exposição totalmente interativa resgata mais de quatro décadas de história da evolução dos videogames.
Para Cleidison, “as novas gerações de videogames têm gráficos sensacionais, tecnologias avançadas, enredos de jogos com nível de filmes de hollywood. No entanto, para chegarem a este patamar, houve 50 anos de história antes disso. É por isso que o Museu do Videogame Itinerante traz todas as gerações, desde o primeiro console fabricado no mundo (o Magnavox Odyssye, de 1972) para que os visitantes possam conhecer e jogar cada etapa de evolução. Isso traz não só boas lembranças para quem jogou nas décadas de 70, 80, 90 e 2000, como também apresenta aos mais novos o porquê desse mercado de games ter crescido tanto em meio século. E, quando eles entendem isso, passam a respeitar a história”, afirmou.
O curador afirma ainda, que, “o público pode esperar o maior evento de games retrôs do país. São mais de 350 videogames de todas as gerações. E o mais legal é que é uma exposição não só para ver, mas também para jogar os maiores clássicos de todos os tempos. Além disso, haverá torneios de jogos, simuladores de corridas, controles gigantes, áreas de videogames atuais, como PlayStation 5, Xbox Series e Nintendo Switch, área de PlayStation VR, concurso de cosplay, encontro KPOP, torneio de Just Dance, entre outros. E uma curiosidade melhor ainda, o videogame que deu origem a toda essa coleção foi adquirido em Belém, em 1985. Eu morei na capital paraense por dois anos (meu pai era militar). E o primeiro videogame que ganhei na vida foi um Supergame CCE VG-2800. Era um clone do Atari 2600 que custava metade do preço de um console licenciado na época. Para mim, é o item mais importante de todo o acervo”, concluiu.
Um dos diferenciais do Museu do
Agende-se
Museu do Videogame
Data: 22/10 a 06/11
Hora: 15h às 21h
Local: Praça Central, piso L2 (Shopping Metrópole Ananindeua)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA