Guia de Moda e Design de Belém é lançado na capital paraense
O projeto, realizado pela Revista Design.com/LCF Comunicação, é apoiado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult) por meio do Governo do Estado do Pará com verba da Lei Paulo Gustavo
Foi lançado na sexta-feira (20), o Guia de Moda e Design de Belém, uma publicação impressa e digital, com um conteúdo diverso, que inclui um mapeamento da produção de design e moda na região metropolitana de Belém. O guia tem uma linguagem multicultural, inclusiva e acessível ao público, com textos e críticas de designers, estilistas, artistas e fazedores de cultura que se destacam na cena local. O projeto, realizado pela Revista Design.com/LCF Comunicação, é apoiado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult) por meio do Governo do Estado do Pará com verba da Lei Paulo Gustavo.
O proponente do projeto, Luiz Cláudio Fernandes, explica que o foco é divulgar um amplo panorama do cenário da moda e do design amazônico, considerando na publicação o maior número possível de porta-vozes designers, estilistas, artistas e fazedores de cultura locais. "A capital do Pará possui uma intensa efervescência cultural, que precisa ser catalogada e publicada. Sendo assim, esse projeto busca fomentar e divulgar a cultura da moda e do design de Belém por meio de um denso acervo, útil tanto para moradores da cidade quanto para turistas que visitam a capital", detalha.
"A matéria de capa, por exemplo, mostra a potência do mercado da moda e do design de Belém, se destacando no mundo todo", acrescenta Luiz Cláudio.
Guia de moda e Design de Belém tem domínio público
O guia, de domínio público, está sendo distribuído gratuitamente em pontos como escolas, órgãos públicos, pontos turísticos e lojas. Também será destinado a autoridades, formadores de opinião, empresários, designers, artistas, estilistas e agentes culturais. Além disso, exemplares serão doados a bibliotecas públicas do Estado para consulta pública. "Qualquer estudante poderá consultar e ter acesso a dados sobre o cenário da moda e do design na capital paraense", explica Luiz Cláudio.
O proponente destaca ainda que esta publicação beneficia não só os leitores, mas também os negócios locais e as pessoas que são consultadas para as pautas e têm seus negócios divulgados. A versão impressa tem um formato de fácil porte e manuseio. Além disso, as informações e matérias presentes no formato impresso estão disponíveis em formato ampliado, com extras, na versão digital e nas redes sociais.
Acessibilidade e sustentabilidade
A publicação tem a opção de textos narrados para pessoas com deficiência visual na versão digital e os exemplares impressos têm QR Code que encaminha para esse conteúdo audiovisual online. Além disso, na versão impressa é adotado papel sustentável.
Ações educativas
Como contrapartida social, o projeto está oferecendo oficinas de produção de texto para estudantes de uma escola pública que, ao término da oficina, ajudarão a construir uma das matérias e irão assinar o texto. Além disso, os estudantes participarão de uma roda de conversa sobre a valorização do design, da moda e da cultura paraense.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA