Grupo Tambores do Pacoval promove live para celebrar aniversário de Mestre Diquinho
Músico, que completa 79 anos, há 11 anos promove rodas de carimbó em Soure, na Ilha do Marajó
Mesmo com as Rodas de Carimbó suspensas em Soure, na Ilha do Marajó, a cultura popular resiste. Para celebrar a vida de Mestre Diquinho, o grupo Tambores do Pacoval promove nesta terça-feira (7), uma live especial de aniversário de 79 anos do músico, com o lançamento de gravações inéditas e cifras. As programação tem início às 20h, no Facebook.
Mestre Diquinho tem como nome de batismo Raimundo Miranda Amaral. Vaqueiro, pescador, poeta e músico, ele tem diversas composições de carimbó, toadas de boi, sambas enredo, além de bossas, lundus e xotes. Além, também é artesão e constróis bois-bumbás, cavalinhos e outras alegorias e instrumentos de percussão. Junto com o Conjunto Tambores do Pacoval lidera as rodas de carimbó na Associação de Moradores do Pacoval, todo sábado, há 11 anos.
Diquinho não esconde a tristeza do distanciamento na pandemia, principalmente após a perda de seu companheiro de pesca, Seu Rui, a covid-19. "Me sinto uma estrela apagada sem poder tocar e cantar", lamenta.
Inspirados pelo compromisso de salvaguarda desse patrimônio cultural, o conjunto Tambores do Pacoval e a Associação do Moradores do Pacoval, com o apoio da Universidade Federal do Pará (UFPA por meio do Programa Coroatá/Campus Soure e uma rede de amigos e parceiros, continua tocando seus projetos como o lançamento do Songbook do Mestre, a gravação de suas músicas e um vídeo documentário.
Como parte das comemorações, o conjunto lançou a hashtag #MestreDiquinho79anos para seus admiradores postarem fotos ou vídeos seus com o Mestre acompanhando o relato de alguma memória com esse grande poeta das águas e campos marajoaras.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA