CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Grupo de Fortaleza apresenta espetáculo que une música, poesia e teatro em Belém

Inspirado na obra homônima de Virgínia Woolf, monólogo 'Orlando' reflete sobre amor e questões de gênero

Redação Integrada
fonte

O Grupo de Teatro Expressões Humanas, de Fortaleza, chega a Belém com o espetáculo "Orlando". Inspirado na obra homônima de Virgínia Woolf, o monólogo integra a encenação com a música, a poesia e a memória, utilizando cenas dramáticas e cômicas para narrar a história do protagonista Orlando, que atravessa mais de três séculos, superando o tempo e as convenções sociais de gêneros masculino e feminino.

A intenção da peça é traçar uma divertida reflexão sobre a sexualidade humana. As apresentações serão realizadas a partir desta sexta, 12, até o domingo, 14, no Teatro Universitário Claudio Barradas, sempre às 20 horas, com entrada gratuita para transgêneros. Classificação de 16 anos.

'Orlando" integra a circulação promovida pelo Programa Petrobrás Distribuidora de Cultura, que já levou o espetáculo às cidades de Belo Horizonte e São Luís. Como parte do projeto, o grupo Expressões Humanas também vai realizar oficina gratuita de Teatro Ritual, neste sábado, das 13 às 17 horas, e rodas de intercâmbio com outros grupos, no domingo, às 15h30, no mesmo local da apresentação.

A oficina, que tem a atriz Marina Brito como facilitadora, oferece apenas 20 vagas e tem como objetivo investigar elementos do teatro ritual a fim de desenvolver as potencialidades do artista a partir da percepção e da dilatação de tempo e espaço.

Interpretado por Marina Brito, Juliana Veras e Murillo Ramos, "Orlando" apresenta um personagem andrógino e artista, que busca entender as inconstantes transformações da vida, da arte e do amor. Ao longo da narrativa, ele vive as experiências de ser homem e de ser mulher sem perder a consciência e a própria identidade.

No palco, o protagonista preenche o espaço cênico quase vazio pelo fluxo transitório de narrativas, que utilizam diversos figurinos e adereços para contar a trajetória de vida do personagem sem respeitar as convenções de época.

O grupo já apresentou "Orlando" em Cabo Verde, na África, em 2014, durante a IV Feira Mundial da Palavra. Em 2017, foi contemplado pelo Programa Petrobrás Distribuidora de Cultura para apresentar o espetáculo até 2019 no projeto de circulação pelo país e tem direção de Herê Aquino.

Criado em 1990, o Grupo Expressões Humanas já encenou 18 espetáculos e teve participações em festivais e mostras de teatro e cultura, como o projeto Palco Giratório do Sesc Nacional com “Encantrago Ver de Rosa um Sertão”, “Os Cactos” e “Ensaio Para Um Silêncio”, que circulou por mais de 30 apresentações em mais de 10 estados brasileiros, em 2010.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA