CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Grupo cria Biketeca para levar livros e atividades culturais a moradores do Guamá

Coletivo utilizou a bicicleta para ajudar a levar livros para os moradores de um dos bairros mais populosos de Belém

O Liberal
fonte

Moradores do bairro do Guamá, um dos mais populosos de Belém, viram as poucas alternativas de cultura, como as bibliotecas comunitárias locais, fecharem as portas com a chegada da pandemia em 2020. A partir desse cenário, o Coletivo Trupe Teia resolveu buscar uma alternativa para o problema, aproveitando um elemento típico de muitos bairros periféricos da cidade - a bicicleta, usada tanto como meio de transporte, quanto para o comércio e para fazer propaganda dos mais diversos produtos. Então surgiu o projeto da “BikeTeca”, que de porta em porta vai promover a leitura a partir do empréstimo de livros no bairro. A estreia pelas ruas do bairro será neste sábado (25).

Mas para cumprir esse papel, não poderia ser utilizada uma bicicleta comum. Além disso, era preciso encontrar uma forma de, a partir do projeto, conseguir gerar renda para o bairro. “A Biketeca começou a ser construída em junho deste ano, após o projeto ser contemplado pelo Edital de Multilinguagens da Secult (Secretaria de Estado de Cultura) - Lei Aldir Blanc Pará, na categoria Cultura Urbana e Periférica. Entramos em contato com um parceiro do bairro, o Edson, conhecido como Cachorrão, referência por ser operador de bike som no Guamá. Ele fez toda a orientação para construirmos a bike, inclusive a base da bicicleta, compramos dele”, conta a integrante da Trupe Teia, Alana Lima, uma das idealizadoras e produtora do projeto.

As caixas, tanto de suporte do som quanto da estante de livros, foram construídas por outro morador do bairro, o seu Manoel Lima. “Entre os materiais para construção, entraram todo equipamento de som para as intervenções na rua - microfone, caixa, mesa de som - e as caixas de madeira, para suportar o equipamento e os livros. Além disso, a Trupe fez o telhado e a decoração da Biketeca, dando os toques finais”, lembra Alana.

A bicicleta, segundo ela, “é um dos principais meios de transporte do bairro e as bike som são personagens marcantes da cultura popular de rua. Como trabalhamos com teatro de rua, resolvemos unir nossas práticas e transformar em projeto”, justifica.

Na garupa da Biketeca além de livros durante o lançamento do projeto neste sábado vão estar diversas atividades e programações voltadas para população do Guamá e de outros bairros da periferia de Belém. “Faremos a concentração do cortejo no Espaço Cultural Nossa Biblioteca, nosso principal parceiro. Sairemos em trupe de quatro palhaços em cortejo, anunciando o Chá Revelação da Biketeca, na Praça Benedito Monteiro. No caminho, faremos paradas nas para contar a história do nascimento da Bike e vamos convidando as crianças. Ao chegar à praça, o Chá Revelação acontecerá, revelando segredos da Biketeca e fazendo brincadeiras com as crianças, além da distribuição de livros”, detalha.

Para empréstimos de livros, o projeto sairá no dia 01/10 novamente para fazer novos cadastros e emprestar os livros do acervo do Espaço Cultural Nossa Biblioteca. “Outras saídas estão programadas em datas e eventos comemorativos, além das saídas mensais para empréstimos de livros. Em outubro, dia 12 teremos ação pelo dia das crianças, dia 31 estaremos no Cortejo Visagento e nos próximos meses divulgaremos as datas de saída”, antecipa.

O projeto conta diretamente com uma equipe de 10 pessoas, entre os membros da Trupe Teia, e artistas-brincantes, apoio técnico e logístico e oficineiras.

Agende-se: Cortejo cênico de lançamento da Biketeca - "Chá revelação Biketeca". Dia: 25/09, às 18h. Ponto de saída: Espaço Cultural Nossa Biblioteca - 25 de junho, 214 e chegada na Praça Benedito Monteiro -  Barão De Igarapé Miri com Travessa Ezeriel. Outras informações: (91) 993772930.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA