Google homenageia centenário da atriz brasileira Ruth de Souza; conheça a história

Ruth é considerada uma das primeiras atrizes de teatro negro da história do Brasil

Redação Integrada, com informações do Istoé

O Google desta quarta-feira (12) homenageia a atriz brasileira Ruth de Souza, considerada uma das primeiras atrizes de teatro negro da história do Brasil. Com apresentações em teatro, televisão e cinema, Souza abriu caminho para os futuros artistas afro-brasileiros.

Nascida em 12 de maio de 1921, no Rio de Janeiro, Ruth de Souza aspirava ser atriz desde muito jovem. Ainda adolescente, ingressou no Teatro Experimental Negro do Rio, projeto fundado em 1944 para lutar contra a discriminação racial e abrir portas para o talento afro-brasileiro nas artes cênicas.

Escalada em 1945 como indígena na peça “O Imperador Jones”, Souza se tornou a primeira atriz negra a enfeitar o palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Estreou no cinema em 1948 e, nem mesmo uma década depois, o Festival de Veneza indicou Souza para Melhor Atriz por sua atuação em 1953 em “Sinhá Moça” (“A Filha do Fazendeiro”) – tornando-a a primeira atriz brasileira a receber uma indicação ao prêmio internacional.

Além dos mais de 30 filmes que atuou no país e no exterior, Souza teve uma prolífica carreira na televisão, atuando em mais de 20 novelas. Em 2004, o Festival de Cinema de Gramado, um dos maiores festivais de cinema do Brasil, premiou Souza como Melhor Atriz por seu papel no filme do mesmo ano “Filhas Do Vento”.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA