Gastronomia do Pará em série de TV
ESTREIA -Dois primeiros episódios de “Harmonizando com Cerveja” têm cenas gravadas em vários pontos da capital paraense
O estudioso de cervejas especiais, o carioca Cesar Moreira, apresenta a série “Harmonizando com Cerveja” com cenas gravadas em Belém e em outras cidades brasileiras, que mostram a gastronomia e a cultura locais. A série estreia nesta quarta-feira, 29, no Looke Amazon Prime, e também será veiculada nas plataformas de streaming Net Now, Google Play, i-Tunes e na Pay TV, pelo canal Travel Box. A realização é da Alelo Filmes.
Cesar Moreira é beer sommelier formado pelo Centro Europeu, especializado em Harmonização e mestre em Estilos. Ele também atua como consultor comercial no mercado cervejeiro, realizando lançamentos de novas marcas.
“Eu fiz questão de gravar em Belém, uma cidade que eu já conhecia, e é uma gastronomia, uma cultura diferente do que a gente está acostumado no Sul e Sudeste. O pessoal de Belém é extremamente simpático, me parece uma vida mais leve, as pessoas valorizam muito os produtos locais. A gente fala muito de Rio e São Paulo, mas tem muita coisa legal no Norte e Nordeste”, destaca Cesar a O Liberal, que fez questão de colocar uma cidade do Norte no roteiro da série. Ele assina a direção junto com e Alex Levy-Heller.
“A culinária paraense é uma das mais ricas que eu já conheci na minha vida. Primeiro ponto diferencial é o peixe de água doce, porque eu estou mais acostumado com o peixe de água salgada, e fiquei apaixonado pelo filhote, que tem sabor incrível”, comenta o apresentador, que também ficou encantado pela sensação de dormência do paladar causado pelo jambu.
A harmonização desses sabores com a cerveja é o desafio da série que promete despertar experiências inusitadas. “Quando você usa jambu, quando toma o açaí de uma maneira completamente diferente, como comida salgada, ao invés do que a gente está acostumado no Sul e Sudeste, com xarope de guaraná (...) Eu experimentar um açaí com farinha ou camarão, é completamente diferente, então as experiências que foram apresentadas para mim e, consequentemente, nas harmonizações com as cervejas foram muito especiais”.
Ao longo de sete episódios de 30 minutos cada, Cesar Moreira percorre também as cidades de Recife (PE); Campos do Jordão (SP); Blumenau, Pomerode e Joinville (SC) e Curitiba (PR). “A série não é apenas para os apaixonados por cerveja, mas sim para todos que apreciam turismo, cultura e gastronomia”, explica.
Belém
A gastronomia amazônica e a paisagem turística da Cidade das Mangueiras é abordada nos dois primeiros episódios da série, com cenas gravadas no Ver-o-Peso, na Praça do Relógio, no Forte do Presépio, entre outros.
No restaurante Casa do Saulo, na Casa das Onze Janelas, o chef Saulo Jennings preparou para o sommelier de cerveja um filé de pirarucu grelhado com molho bechamel e castanhas e banana na terra e camarões rosa. Para acompanhar, arroz com orelha-de-macaco, planta local. César Moreira harmonizou esse prato com a cerveja belga Strong Golden Ale, de sabor marcante e levemente frutada.
Já na cervejaria Amazon Beer, na Estação das Docas, ele provou o chope artesanal com notas de bacuri, açaí, cupuaçu e priprioca. A cerveja Pilsen foi a escolhida para acompanhar o bolinho de pato com tucupi. No restaurante Santa Chicória, o apresentador experimentou o filhote grelhado com pesto de jambu, farofa de castanha e manteiga de urucum, harmonizados com cerveja Witbier, de característica cítrica, leve e refrescante.
Ainda em Belém, o sommelier degustou o filé de búfalo com queijo de búfala preparado pelo chef Allan Renato. O prato foi harmonizado com a cerveja Imperial Ipa, com características frutadas e de amargor. E no Point do Açaí, Cesar apreciou o açaí com farinha de mandioca e camarão frito, que harmonizou com cerveja English Bitter. Ele foi também foi ao Manjar das Garças, no Mangal das Garças, onde harmonizou a cerveja Stout que leva açaí na receita com a sobremesa de tiramissu com cupuaçu. Para fechar a maratona em Belém, ele foi ao Black Dog English Pub experimentar petiscos com cervejas diversas.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA