Galeria de Arte da Unama abre duas exposições gratuitas ao público, em Belém

Beatriz Paiva e Melissa Barbery são autoras de ‘Tocar o céu, lamber a cidade’, enquanto Tadeu Lobato exibe as obras de ‘1 uns 2 dois cheio, Vazio’

O Liberal
fonte

A Universidade da Amazônia (Unama), por meio da Galeria de Arte Graça Landeira do Museu de Arte da instituição, exibe até o dia 13 de outubro as exposições "Tocar o céu, lamber a cidade", das artistas Beatriz Paiva e Melissa Barbery, e "1 uns 2 dois cheio, Vazio", de Tadeu Lobato. As visitações poderão ser feitas entre 14h e 18h, de segunda a sexta, no campus Alcindo Cacela, com entrada gratuita.

VEJA MAIS

image Arte Pará: tradição e novidades marcam os 40 anos do prêmio de artes visuais da Amazônia
Os artistas que têm interesse em fazer parte desta história já podem realizar as suas inscrições, que ficam abertas até 16 de julho

image "Visagens de Verso" é o diálogo da poesia com as artes visuais de Clei Souza
A exposição do artista paraense começa nesta quarta (18), na Casa do Fauno

image UNAMA abre 18ª edição da Mostra Universitária de Artes Visuais
Com o tema "Transformações", o projeto traz exposição, aberta ao público, além de palestras e oficinas, no campus Alcindo Cacela

As duas exposições simbolizam o início do calendário do segundo semestre das atividades culturais e artísticas da Unama. As ações são organizadas pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC), em parceria com a graduação de Artes Visuais. São mais de 30 obras dispostas pelo espaço galeria, trazendo em suas concepções misturas da estética urbana, pinturas e desenhos sobre a mulher negra, além de vídeos sobre a tridimensionalidade de objetos e a dualidade entre o amor e a dor.

As exibições são fruto do trabalho do grupo de pesquisa Arte, Imagem e Cultura, sob coordenação e curadoria dos professores e artistas Jorge Eiró e Mariano Klautau Filho. Para Klautau, as exposições significam o encontro de diferentes perspectivas artísticas. "São três gerações de artistas em um encontro instigante de poéticas e suportes, no qual pintura, vídeo, paisagem sonora, lambe, desenho, objeto e intervenções estarão ao mesmo tempo em diálogo e confronto", explica o professor Mariano Klautau Filho.

Beatriz Paiva e Melissa Barbery são artistas egressas do curso de Artes Visuais da Universidade da Amazônia. Beatriz tem marcado a cena recente da cidade com a linguagem dos lambes em intervenções urbanas, desenhos e pinturas sobre materiais alternativos, como papelão. Os personagens se originam da comunidade negra e do círculo afetivo da artista.

Na obra de Beatriz, são centrais as narrativas do cotidiano familiar ou da vida de rua, acentuados pelo colorido gráfico das roupas, pelas fisionomias e pelos gestos com uma forte estética do grafite. São retratos e cenas que podem tanto representar estados de leveza quanto, algumas vezes, assumir tons melancólicos e introspectivos, embora sempre exaltando uma força especial na representação feminina da mulher negra.

Já Melissa Barbery trabalha com mídias em vídeo, objetos e instalações, nas quais a representação da afetividade, do amor e da dor são tratados com certa ironia e elegância - norteadas pelo design, uma de suas atividades como profissional. As obras das duas artistas são poéticas, mas se diferenciam nas técnicas e suportes.

Autor de "1 uns 2 dois cheio, Vazio”, Tadeu Lobato é artista desde 1980 e traz em seu trabalho uma proposta de campo tridimensional que permite que as obras sejam experimentadas. O conceito é nomeado pelo artista como objeto móvel instalável, uma dinâmica performativa que pode colocar todas as obras, sejam pinturas, gravuras, desenhos ou objetos, em constante movimento de ressignificação.

Serviço: 

TOCAR O CÉU, LAMBER A CIDADE – Individual conjunta de Beatriz Paiva e Melissa Barbery

Local: Museu de Arte da Universidade da Amazônia - Galeria Graça Landeira

1 UNS 2 DOIS CHEIO, VAZIO - Instalação de Tadeu Lobato

Local: Museu de Arte da Universidade da Amazônia – Sala Multiuso da Galeria Graça Landeira

Endereço: Avenida Alcindo Cancela, 287

Data: 6 de setembro a 13 de outubro de 2023

Horário de visitação: das 14h às 18h, de segunda a sexta.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA