Festribal é reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Pará

Projeto de lei da deputada Maria do Carmo é aprovado pela Alepa e segue para sanção do governador Helder Barbalho, reforçando a importância do Festribal como manifestação cultural e turística na Amazônia

Matheus Viggo

O Festival das Tribos Indígenas, conhecido como Festribal, de Juruti, uma das maiores expressões culturais do Pará e da Amazônia, foi oficialmente reconhecido nesta terça-feira (24) como Patrimônio Cultural de Natureza Material e Imaterial do Estado do Pará pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). O projeto de lei, de autoria da deputada Maria do Carmo (PT), foi aprovado pelos parlamentares e agora segue para a sanção do governador Helder Barbalho.

O evento já era reconhecido como Patrimônio Cultural do Pará desde 2008, mas a nova proposta amplia esse reconhecimento, incluindo-o como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial. A cultura material refere-se a elementos concretos, como construções e objetos artísticos, enquanto a cultura imaterial envolve aspectos abstratos, como tradições, rituais e manifestações artísticas.

VEJA MAIS

image Festribal é maior do que Festival de Parintins? Saiba mais sobre o evento em Juruti, no Pará
O 30º Festival das Tribos Indígenas de Juruti ocorre do dia 31 de julho a 3 de agosto, no Pará. A celebração paraense estabelece ligação com o Festival de Parintins, no Amazonas.

image Festribal de Juruti: influenciadores mostram curiosidades do maior festival folclórico do Pará
O 30º Festival das Tribos Indígenas de Juruti, no Pará, inicia nessa quarta-feira (31) e vai até o dia 3 de agosto. Conheça alguns influenciadores que apresentam detalhes e curiosidades do maior evento folclórico do Estado.

image Tribo Munduruku é tricampeã do Festribal de Juruti 2024 após apuração emocionante
Com as cores vibrantes de amarelo e vermelho, a Nação Munduruku chega ao tricampeonato consecutivo, completando 17 títulos.

Além disso, o Festribal já era considerado Patrimônio Cultural do Município de Juruti, conforme Lei Municipal de 2011. O festival apresenta um duelo artístico entre as tribos Munduruku (cores vermelha e amarela) e Muirapinima (vermelha e azul), com performances que incluem alegorias cênicas, danças, cantos indígenas e outros elementos representativos da cultura ancestral.

A festividade é uma celebração dos costumes indígenas e simboliza a luta dos povos da floresta pela valorização e respeito de suas tradições. Ao longo de suas três décadas de história, o Festribal tem movimentado o turismo da região, atraindo visitantes de todo o Brasil e reunindo um público estimado em cerca de 5 mil pessoas por edição.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA