Festival Sonido volta para o Mercado de Carnes Francisco Bolonha
Depois de dois anos parado, o festival volta com novidades e atrações diversas
O segundo semestre chegou com o anúncio do Festival Sonido, festival focado em música instrumental e experimental, e que apresenta ao público uma variedade de sonoridades de diferentes regiões do país e do mundo. A programação será nos dias 26, 27 e 28 de agosto no Mercado de Carnes Francisco Bolonha, no Complexo do Ver-o-Peso, em Belém, com entrada gratuita.
Depois de dois anos interrompido pela pandemia, o festival vem com novidades. Pela primeira vez, o Sonido vai ter uma edição em Parauapebas, que acontecerá nos dias 2 e 3 de setembro. Outra novidade desta edição é a oferta da oficina de musicalização infantil ministrada pela musicista Ângela Rika, voltada para as crianças da comunidade do Bengui, em Belém. A oficina terá inscrições gratuitas e será realizada na Usina da Paz – Bengui.
Uma das principais atrações desta edição é o pianista João Donato, um dos maiores mestres da música brasileira, prestes a comemorar 70 anos de carreira e referência internacional por sua bossa-nova jazzística misturado ao samba, baião, hip-hop e funk.
Outra atração importante é a Orquestra Brasileira de Música Jamaicana, que promete colocar todo mundo para dançar ao som de versões de grandes clássicos da música brasileira em ritmos jamaicanos criados nas décadas de 50 e 60.
O Clube da Guitarrada volta à programação com os mestres Aldo Sena e Curica, no Mercado de Carnes Francisco Bolonha, pois no ano passado se apresentaram no formato virtual. O line-up apresenta também Berra Boi com o guitarreiro Félix Robatto, numa parceria inédita nos palcos.
O trio Pirucaba Jazz "pulou" do line up do Festival Se Rasgum (2011) para encontrar a violonista Melina Fôro. Se em 2019, o duo Marapuama era atração do after, neste ano se apresenta no palco do Festival ao lado da baixista Inesita.
Da cena de Belém tem o projeto Puget Blues e Felipe Sequeira que depois de passar uma temporada de 15 anos morando na Europa, onde tem carreira musical, apresenta seu novo projeto, para mostrar seu jazz e se reconectar com suas influências musicais amazônicas.
Sonido Parties
Neste ano, as Sonido Parties acontecem na sexta e no sábado (26 e 27/8), a partir das 22h, no Rebujo, Os ingressos estarão à venda no Sympla (link para venda de ingressos).
O “after” do festival começa na véspera da abertura oficial. No dia 25, quinta-feira, a partir das 19h, acontece o Esquenta no Vinil, com entrada gratuita no Ná Figueiredo com os DJs sets de Carol Morena, uma das organizadoras do festival baiano Radioca e da dupla fundadora da produtora Se Rasgum: Renée Chalu e Marcelo Damaso e Gbandini.
O 5° Festival Sonido tem o patrocínio Master do Instituto Cultural Vale e Banpará por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio Cultural da Secretaria Municipal de Economia, Fumbel, Prefeituras de Belém e Parauapebas. Realização Se Rasgum, Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA