Festival Pan-Amazônico de Cinema apresenta a realidade ribeirinha
A programação começa nesta quinta-feira, 10
Questões ambientais, envolvendo a floresta amazônica, serão os temas centrais do Festival Pan-Amazônico de Cinema que inicia nesta quinta-feira, 10, a sua programação, no Cinema Líbero Luxardo, a partir das 18h30. O Festival inicia a sua 8ª edição com o tema “O Cinema de todas as Amazônias na luta pela floresta em pé”, e segue até dia 20 de novembro, de forma gratuita.
A abertura apresenta o filme "Noites Alienígenas". A produção do Acre é do diretor Sérgio de Carvalho e foi a grande vencedora do Festival de Cinema de Gramado, um dos mais importantes eventos de cinema do Brasil. O diretor, a produtora Karla Martins e o ator Adanilo Reis estarão presentes no evento para participar de um bate-papo com o público. Esta será a primeira projeção no Norte do país.
O longa, de gênero ficcional, é inspirado no livro homônimo, escrito por Sérgio. O elenco conta com personalidades conhecidas do meio midiático como o cantor Gabriel Knox, no papel principal, a ex-BBB e ex-No Limite Gleici Damasceno, o ator Chico Diaz, além de outros atores amazônidas, dentre eles alguns indígenas. O roteiro é assinado pelo cineasta, em conjunto com Camilo Cavalcante e Rodolfo Minari.
A trama apresenta a história de três amigos de infância, que moram na periferia, e se reencontram em Rio Branco em um contexto trágico, após a chegada de facções criminosas do sudeste do Brasil para a Amazônia.
Segundo Sérgio de Carvalho, o livro escrito há mais de dez anos apresenta uma realidade bastante atual. Ele afirma que mesmo o contexto da época não sendo o vivenciado e visto agora, traz uma perspectiva de negros, e indígenas, muitos deles jovens, que perderam suas vidas devido ao tráfico de drogas.
De acordo com ele, o filme é o resultado de programas de incentivo para o cinema e cotas e apresentá-lo após ser ganhador de um importante concurso é significativo pois ele traz como fundo principal a realidade ribeirinha de muitos do norte do país.
Além das exibições, este ano o Festival também contará em sua programação com mostras competitivas. Cerca de trinta e cinco filmes, entre obras documentais e de ficção, do Brasil e de países pan-amazônicos serão exibidos. Uma das novidades é que nesta edição a organização abriu espaço para a categoria “videoclipes”, com diversas produções do gênero. Haverá também o Festival Curta Escolas, que é destinado a obras produzidas por estudantes de escolas públicas.
Esses videoclipes serão apresentados ainda nesta quinta, 10, durante a programação do Festival Se Rasgum, que será realizado no Píer das 11 Janelas, às 19h30.
Além das demais atrações, terão diversas oficinas gratuitas e o lançamento do filme "Clã das Jibóias - A origem do jiu-jítsu no norte do Brasil", do diretor Heraldo Daniel Moraes, e do livro "Cinema no Amazonas 1960 -1990", de Gustavo Soranz.
Serviço:
Festival Pan-Amazônico de Cinema - Amazônia
De 10 a 20/11/2022
Cinema Líbero Luxardo - Fundação Cultural do Pará (Av. Gentil Bittencourt, 650 - Nazaré, Belém - PA)
Entrada gratuita
(*Estagiária Painah Silva, sob supervisão do Coordenador de Conteúdo de Cultura, Abílio Dantas)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA