CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Familiares, artistas e amigos prestam últimas homenagens a Alcyr Guimarães

Enterro ocorre no Cemitério Recanto da Saudade, no bairro Atalaia, em Ananindeua

Ana Carolina Matos
fonte

Familiares, artistas e amigos prestaram as últimas homenagens ao biomédico, compositor e músico Alcyr Guimarães, de 68 anos, na manhã desta segunda-feira (10). O velório do artista, conhecido pelo legado para a cultura paraense, teve início na noite deste domingo (9), na Capela do Recanto da Saudade, no bairro de Fátima, em Belém. Pela manhã desta segunda, por volta das 10 horas, o cortejo saiu com destino ao Cemitério Recanto da Saudade, no bairro Atalaia, em Ananindeua.

Alcyr Guimarães estava internado desde o dia 15 de janeiro, e desde a última sexta-feira (7) apresentava um quadro de parada de funcionamento dos rins e infecção generalizada. O artista morreu no último domingo (9), na UTI do Hospital Guadalupe, onde estava internado.

O oficial da reserva da Marinha Mercante, Paulo César Farias, de 65 anos, elogiou, emocionado, o relacionamento de amizade que teve com Alcyr por cerca de três décadas. "Sempre foi bom caráter, humano, amigo fiel. É alguém que vou lembrar com bastante carinho. Soube da morte pela rádio e fiquei muito chocado", disse, em meio à voz embargada.     

Amigo do artista há pelo menos 40 anos, o baterista conhecido com Ratinho Batera, de 50 anos, relembrou, com carinho, que a última apresentação que fez junto com Alcyr foi em setembro de 2019. "Fizemos alguns shows juntos ano passado. De vez em quando nos encontrávamos e tocávamos juntos". Para o músico, fica a recordação de um amigo carinhoso e músico especial. "A gente perde um grande artista, poeta e compositor. Era uma pessoa que sempre nos tratou com muito respeito, alguém que sempre tinha coisas boas para nos falar. Sempre foi alguém muito humilde. Nos deixa triste nesse momento, mas é um legado que vai ficar eternamente lembrado", declarou.

O sentimento, para Jório Júnior, de 50 anos, é de uma partida precoce. "Fica o legado artístico, musical, a saudade do amigo. Ele foi muito cedo", pontuou. A lembrança de um amigo carinhoso é corroborada pelo administrador. "Sempre foi alguém muito carinhoso, que tratava os amigos com muito carinho. Às vezes, ele usava até palavras no diminutivo pra falar com a gente. Ele sempre me chamada de Juninho, por exemplo", conta. "Outra coisa que ele sempre falava: já te disse que eu te amo hoje?", concluiu.

Nas redes sociais, diversos profissionais da área da cultura lamentaram a morte de Alcyr Guimarães. A cantora Gina Lobrista agradeceu a parceria de Alcyr. "Obrigada por todo companheirismo e conselhos sábios. Obrigada por segurar minhas mãos e me deixar chorar em teus ombros nos momentos de tristeza. Obrigada por todas as canções que me enviava todas as manhãs (...). Obrigada pela composição que fizeste para mim e gravamos juntos 'Sofrência'", agradeceu, se referindo à  Emanuele Amorim, diagnosticada com paralisia cerebral e epilepsia.

A intéprete Joelma Kláudia também lamentou a morte do amigo. "Muito triste com a partida do Alcyr Guimarães! Muito triste com tudo que está rolando... Que descanse em paz e que Deus em sua infinita misericórdia o receba em Seus braços!", escreveu.

O professor de teatro Paulo Fonseca também falou sobre a morte do músico nas redes sociais. "Meu amado amigo, nós te amamos sempre. Obrigado pela sua grande história. Descanse na Paz do Senhor", escreveu. O músico Paulinho Mururé também manifestou os sentimentos em uma publicação no Facebook.  "Meu querido amigo, Alcyr Guimarães, obrigado por tudo! Meus sentimentos!", escreveu.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA