Exposição em shopping de Belém destaca cultura de Povos Originários da Amazônia

O espaço, localizado no Parque Shopping Belém, apresenta mostra fotográfica e vendas de artesanatos de comunidades do Pará

Caio Oliveira
fonte

Até 30 de abril, a exposição “Povos Originários da Amazônia” segue aberta para visitação no Parque Shopping, na avenida Augusto Montenegro, com objetivo de destacar a importância da preservação da cultura e da identidade indígena.  No total, seis etnias compõem o acervo de imagens, que traz curiosidades sobre o dia a dia e os saberes de comunidades dos povos Ka’apor, Munduruku, Palikur-Arukwayene, Tembé, Tupinanbá e Wai Wai. 


Além dos totens com fotografias e informações, o espaço contará também com a presença de artesãos indígenas, das etnias Tupinambá, Wai Wai, Palikur-Arukwayene, Ticuna e Uruku, que estarão no local comercializando artesanatos como quadros, carteiras, cadernos e adornos, como colares, pulseiras e brincos. Um desses expositores é Rodrigo Nascimento, estudante do quinto semestre de odontologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) que nasceu na aldeia Mapuera, perto de Oriximiná, na região do Baixo Amazonas Paraense. Atualmente, o indígena do povo Wai Wai mora com a esposa e os dois filhos no bairro da Terra Firme, em Belém, e viu na venda dos adornos uma maneira de conseguir renda na pandemia. 

image Rodrigo Nascimento (Divulgação)


“A gente está batalhando, mas eu não quero desistir. Na pandemia, ficou mais difícil para nós, não só no meu caso, mas de todas as populações indígenas. Como eu sou artesão também, meu meu povo produz e minha família manda para mim, e a gente está expondo no shopping. É bom para conhecer nossos produtos, nossa arte. Está muito legal, tem muita gente que quer tirar foto com cocar, com as peças, e eu conto um pouco da minha história, como acadêmico”, relata o estudante, que segue na luta para se formar e voltar com um profissional pronto para ajudar sua comunidade. 


“Essa exposição vem nos mostrar de onde vem as nossas raízes. O Shopping Parque Belém traz em sua essência o respeito à diversidade, e por estarmos na maior floresta tropical do mundo, que abriga os mais diferentes povos, isso não poderia passar despercebido por nós”, ressalta Thays Leitão, gerente de marketing do espaço, reforçando que as histórias e tradições dos povos que estão ali contam muito sobre qualquer um de nós, brasileiros e amazônidas. 


"É muito importante para nós [a exposição]. A gente tem esse trabalho em artesanato, e trazemos nossa cultura, nossa arte para cá. Às vezes, a gente não tem esse espaço em feiras e outros locais, e estamos lutando para conseguir isso”, confessa Rodrigo Nascimento, feliz em poder ter um local para mostrar o que seu povo produz.


Ainda segundo a organização do espaço, para garantir segurança à saúde dos interessados em conhecer mais sobre a cultura indígena na exposição “Povos Originários da Amazônia”, o Shopping segue garantindo todas as medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19.


Serviço - Exposição Povos Originários da Amazônia

Local: Parque Shopping Belém – Praça 2 de eventos

Data: 17 a 30 de abril.

Horários: Seg a sáb: 11h às 21h. / Dom: 13h às 21h.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA