Exposição “Canoas de Promesseiros” com miriti abre hoje no lago do TCE
Mostra seguirá aberta até o dia 24 de outubro com feira promovida pelos artesãos de Abaetetuba
Nas proximidades do Círio de Nazaré desta ano, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) abre sua programação cultural hoje, a partir das 18h, com a tradicional exposição “Canoas de Promesseiros”, que enriquece a fachada da Corte de Contas, no bairro de Nazaré. A mostra segue aberta à visitação gratuita até 24 de outubro.
Em 2021, a “Canoas de Promesseiros” tem como tema “A arte do miriti: um sopro de cultura”. Idealizada pelo Conselheiro Nelson Chaves há 11 anos, a exposição apresenta aos visitantes barquinhos de miriti de diferentes formatos e cores, em homenagem ao Círio Fluvial. A proposta da exposição é mostrar ao público a importância dos artesãos e do miriti para a cultura local.
Segundo Nelson, “nosso Estado é banhado pelas águas. Águas que são permanentes em uma parcela grande de nossos moradores, principalmente no interior. Crianças que utilizam barcos para ir para aula, hospitais e afins. Além do transporte de mercadorias. Então a exposição tem um significado fantástico para o ambiente que vivemos. A Romaria Fluvial do Círio é tão significativa por conta disto, dessa realidade”, explicou o conselheiro.
Ainda segundo o idealizador da exposição, além das artes, a mostra também se torna um instrumental social de oportunidades para os artesãos. “O TCE como um órgão público também precisa pensar no lado social, e abrir espaço para que esses trabalhadores maravilhosos, venham expor a sua arte e poder serem reconhecidos por ela, é muito importante. Principalmente nesse momento de grandiosidade, solidariedade que é o Círio”, destacou.
Pelo segundo ano consecutivo haverá a exibição de imagens na lateral do prédio, completando o cenário lúdico da exposição. A mostra deve atrair novamente pessoas de todas as idades. Este ano, haverá também venda de artigos de miriti comercializadas diretamente pelos artesãos.
Fotografias - Concomitante à “Canoas dos Promesseiros”, será realizada a exposição “A fé e o belo na cidade de Belém”, da fotógrafa Soraya Montanheiro, no Espaço Cultural Conselheiro Clóvis Moraes Rêgo. A exposição de fotografias traz 15 registros de momentos da maior festividade religiosa do Brasil, produzidas a partir de 2014. As fotos apresentam o olhar do participante do Círio em diversas ocasiões, desde a contemplação da paisagem da Baía do Guajará, da Catedral Metropolitana, aos anjinhos da procissão e à manifestação das mulheres devotas à Virgem de Nazaré.
Agende-se
Abertura exposição “Canoas de Promesseiros”
Data: 30/09
Hora: 18h
Local: Edifício-sede do TCE-PA (Travessa Quintino Bocaiúva,1585, esquina com Av. Nazaré)
Informações: (91) 3210-0593 e 3210-0592
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA